Santarém: Museu diocesano inaugura exposição sobre «Liberdade Garantida»
Santarém, 17 abr 2024 (Ecclesia) – No Museu Diocesano de Santarém vai acolher, de 20 de abril a 30 de dezembro, a exposição «Liberdade Garantida» que coloca em diálogo instalações contemporâneas com a iconografia do Museu.
O objetivo principal desta exposição é a reflexão sobre “a Liberdade Religiosa na sociedade atual, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O conjunto de instalações que se apresenta no Museu Diocesano de Santarém tem “a forma de dois braços no ar acenando por ajuda, uma chamada de atenção”.
O nome escolhido não é simplesmente um “título”, mas “um aviso” recebido de Helen Berhane, uma cristã da Eritreia que, em 2004, “foi presa e torturada durante mais de dois anos por reunir-se com outros cristãos em núcleos de estudo bíblico e por espalhar cd’s com músicas de louvor que ela mesma gravava”, realça a nota.
No contexto da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, o artista Miguel Cardoso foi desafiado a fazer “olhar para a Liberdade por um ângulo novo: a liberdade religiosa”.
O autor relembra a importância dos “diálogos improváveis, trazendo visões do quotidiano mais dramático para o espaço da arte sacra”.
LFS