
Santarém: Diocese peregrina ao Santuário de Fátima, assinalando jubileu dos 50 anos de criação

Santarém, 23 mai 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai peregrinar este domingo ao Santuário de Fátima, no âmbito do jubileu dos 50 anos de criação da diocese, “para agradecer e confiar todo o caminho percorrido até aqui e o que se segue”.
A celebração conta com a participação do clero diocesano, bem como as paróquias, religiosos e religiosas e membros de movimentos.
“Muitas centenas irão nos autocarros solicitados pelas paróquias e movimentos, muitos irão nos seus meios pessoais, e com a ajuda da pastoral juvenil diocesana, vários são os que vão caminhar a pé”, informa uma nota da Diocese de Santarém enviada à Agência ECCLESIA.
O encontro está agendado para as 9h30, junto à Cruz Alta, com os estandartes, e tem a presidência do bispo diocesano, D. José traquina, seguindo-se o cortejo para a Capelinha das Aparições, onde decorre a oração do Terço do Rosário (10H).
A Missa no altar do recinto realiza-se às 11h e, depois do almoço, tem lugar no Centro Paulo VI uma sessão cultural, onde será apresentado um filme sobre a diocese, uma apresentação musical e a palavra final.
O encontro termina com uma procissão eucarística no recinto, que se inicia pelas 17h30.
A peregrinação é “um momento único e muito esperado na vivência deste jubileu que nos convida, na palavra do nosso bispo a rejubilar e agradecer pela caminhada percorrida”, assinala a Diocese de Santarém.
A Diocese de Santarém foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula Apostolicae Sedis Consuetudinnem do Papa Paulo VI, que nomeou D. António Francisco Marques como seu primeiro bispo.
LJ/PR