Santarém: D. José Traquina convoca diocese para encerramento do ano jubilar e para ordenações

Santarém, 17 dez 2025 (Ecclesia) – O conselho presbiteral da Diocese de Santarém esteve reunido, dia 16, e o bispo diocesano convocou cristãos daquele território para o encerramento do ano jubilar, dia 28 deste mês, às 16h00, na Sé, e para as ordenações no dia 11 de janeiro.
O Bispo de Santarém, D. José Traquina, aproveitou o momento para convidar para a ordenação na catedral, de um novo presbítero (diácono André Henriques) e de um novo diácono (Francisco Sá Nogueira).
D. José Traquina saudou a primeira exortação do Papa Leão XIV, ‘Dilexi te’, e a sua pertinência “no tempo em que vivemos” e abordou a temática dos pobres e a exigência do Evangelho e da doutrina católica ao acolhimento de todos, ao jeito de Jesus, nomeadamente dos migrantes, preocupação crescente na CEP, mas também no contexto da Diocese de Santarém, por todo o território, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Bispo diocesano reconheceu “o ano belo, mas exigente” para a Diocese de Santarém, que decidiu marcar os cinquenta anos da sua criação, e agradeceu à comissão que esteve envolvida em todo o ano de ação de graças, relevando as peregrinações diocesanas a Fátima (em maio) e ao Santuário de Cristo Rei (Almada), como “expressão de unidade e de grande participação”.
O conselho presbiteral abordou ainda o tema da renúncia quaresmal para o ano de 2026. A renúncia quaresmal de 2025, dirigiu o seu apoio ao projeto social a decorrer em Laleia (Timor-Leste), promovido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, com presença nesta Diocese.
Em 2026, o apoio recairá num projeto acompanhado pelos Missionários Combonianos no Sudão do Sul, também presentes em Santarém.
LFS

