
Santarém: Conselho Pastoral e Missa marcam encerramento do Jubileu Diocesano

Santarém, 30 set 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai encerrar, a 4 de outubro, o jubileu do cinquentenário da sua criação, dia em que se assinala o aniversário da ordenação episcopal do primeiro bispo da diocese, D. António Marques.
O programa inicia-se com às 09h30 com uma reunião do Conselho Pastoral Diocesano, na Sala Cosmos do Centro Pastoral Diocesano, convocada pelo bispo diocesano, D. José Traquina.
“Este órgão vai acolher o programa-calendário do novo ano pastoral 2025/2026 e refletir sobre os procedimentos a promover para atingir o Objetivo principal do novo ano, “Modo de ser Igreja – Viver a sinodalidade”, definido a partir da escuta segundo o processo sinodal realizado no passado ano pastoral”, informa a Diocese de Santarém.
Segue-se a Missa na Igreja de Santa Clara, presidida pelo bispo diocesano, marcada para as 12h00.
O dia encerra com um almoço no Claustro do espaço da Diocese aberto a todos (13h15).
A 4 de outubro deste ano assinalam-se 50 anos desde que foi ordenado o primeiro bispo da Diocese e constituídos e confirmados os órgãos no início desta Igreja particular.
A Diocese de Santarém foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula Apostolicae Sedis Consuetudinnem do Papa Paulo VI, que nomeou D. António Francisco Marques como seu primeiro bispo.
O Jubileu dos 50 anos de criação da Diocese de Santarém culmina depois de mais de um ano de eventos, que tiveram início a 16 de julho de 2024.
LJ/OC