Santarém: Bispo diocesano vai ordenar dois sacerdotes
Santarém, 01 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Santarém vai presidir à ordenação presbiteral de dois diáconos, no dia 16 de julho, pelas 16h00, na celebração dominical, na Sé.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Santarém informa que os dois novos sacerdotes, que vão ser ordenados por D. José Traquina, estão a terminar a sua formação no Seminário de Cristo Rei dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa.
Antes das ordenações, dia 15 de julho, a diocese é convidada a participar numa vigília de oração, a partir das 21h00, na igreja de São João batista de Tomar.
Dionísio Leite e Magney Silveira, naturais de São Tomé e Príncipe, estão na Diocese de Santarém há cinco anos, com o “desejo de continuar ao serviço desta Igreja particular”, um compromisso que assumiram na ordenação diaconal, em janeiro deste ano, na Solenidade da Epifania do Senhor.
“Fizestes um longo caminho de vida até chegardes a este momento da Ordenação de Diáconos na Igreja Diocesana de Santarém. Acolhei o dom que vos habilita como ministros Diáconos, identificados com Cristo, na maneira de viver e no amor e serviço à comunidade. De tal modo que todos vos recebam com um dom de Deus à sua Igreja e ao mundo”, disse D. José Traquina, na ordenação diaconal dos dois seminaristas, desejando que Deus conceda “a graça de um ministério fecundo, exercido com responsabilidade e experiência alegre de entrega verdadeira e confiante”.
Os futuros sacerdotes vão celebrar as suas primeiras Missas nas paróquias que os acolhem no seu “estágio pastoral”: Magney Silveira, no dia 22 de julho (sábado), às 18h00, na igreja paroquial de Riachos, e Dionísio Leite, no dia seguinte, 23 de julho (domingo), às 16h00, na igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar.
CB