Santa Sé: Organismo Internacional de Consulta dos Jovens reúne-se no Vaticano

Cidade do Vaticano, 28 out 2025 (Ecclesia) – O Organismo Internacional de Consulta dos Jovens do Vaticano, que conta com um jovem português, vai reunir entre hoje e sexta-feira, de 28 a 31 de outubro, no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, informa que “participação, sinodalidade, missão” são as palavras-chave para a reflexão do Organismo Internacional de Consulta dos Jovens do Vaticano (International Youth Advisory Body – IYAB), ao longo dos quatro dias de encontro, que incluem uma visita ao Borgo Laudato Si», na residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.

“Da preparação da JMJ de Seul em 2027, a uma reflexão sobre a evangelização dos jovens no contexto familiar; das modalidades de ligação entre a pastoral juvenil e a pastoral familiar, à atualidade da ‘Christus Vivit’ nos contextos sociais atuais”, vão ser os temas em discussão pelos 20 jovens do IYAB, que trabalham diretamente com a Seção da Juventude do Dicastério Leigos, Família e Vida.

“Participação, sinodalidade e missão serão a base destas reflexões, que se articularão na forma de conversas no Espírito, com grupos de partilha e experiências práticas de elaboração de propostas, a fim de permitir um verdadeiro laboratório que deixe ao Dicastério linhas concretas de operação”, desenvolve o Dicastério Leigos, Família e Vida.

Este encontro do Organismo Internacional de Consulta dos Jovens do Vaticano vai reunir presencialmente os membros do segundo grupo de jovens nomeados para o IYAB, em 2024.

A reunião que começa hoje, e termina na sexta-feira, de 28 a 31 de outubro, nos escritórios do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, vai dar “continuidade” ao primeiro encontro realizado em dezembro de 2024.

Foto: Dicastério para os Leigos, Família e Vida

A nova equipa  deste órgão consultivo, nomeada para o triénio 2024-2027, são 20 jovens provenientes de 20 países dos cinco continentes, incluindo Portugal, com o jovem Rodrigo Gonçalves Figueiredo de Lisboa; nesta reunião vão estar todos presentes: Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Guiné-Conacri, Índia, Indonésia, Líbano, México, Nigéria, Peru, Uganda e Zimbabwe.

O International Youth Advisory Body tem como objetivo “dar a conhecer à Santa Sé o ponto de vista dos jovens sobre vários temas que estão no centro da missão da Igreja”, e este órgão consultivo ligado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi criado após o Sínodo dos Jovens (2018), na sequência do pedido expresso do Documento Final.

Os 20 membros do Organismo Internacional de Consulta dos Jovens “oferecem o seu contributo aos colaboradores do Papa na Cúria Romana, num estilo sinodal”, um apoio consultivo e propositivo em favor dos jovens, “em particular dos mais vulneráveis, dos mais pobres ou solitários”, mas também de todos que “vivem à margem ou têm dificuldade em aceder a oportunidades educativas e laborais”.

CB/OC

Partilhar:

O evento está a decorrer.

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top