Santa Sé: Fundador dos Scalabrinianos/as e leigo Salesiano são proclamados santos
Cidade do Vaticano, 12 set 2022 (Ecclesia) – O beato João Batista Scalabrini, fundador dos Scalabrinianos/as e o beato Artemide Zatti, leigo professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco, vão ser proclamados santos dia 09 de outubro, na Praça de São Pedro, Vaticano.
João Batista Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, na província de Como (Itália), em 1839, foi bispo de Piacenza, e fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu (Scalabrinianos) e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlo Borromeu (Scalabrinianas) e inspirador das Missionárias Seculares Scalabrinianas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Profundamente tocado pelo “drama de tantos italianos forçados a emigrar para os Estados Unidos e América do Sul no final do século XIX, não fica inerte” e envia missionários e missionárias “pelo mundo para ajudar e apoiar os emigrantes nos portos de partida, nos navios e na chegada nos novos países”, refere a nota.
Por isso é considerado um pai para todos os migrantes e refugiados.
Mais de um século após sua morte (1905), o seu legado ainda dá frutos: “presentes em 39 países, milhares de religiosos e leigos scalabrinianos seguem os seus passos e prestam serviços em casas de migrantes, paróquias, escolas, orfanatos, hospitais, organismos eclesiais das conferências episcopais e dioceses, centros de estudos, portos e fronteiras de todo o mundo”.
Em relação ao outro santo, Artemide Zatti, nasceu em Boretto (Reggio Emilia, Itália) a 12 de outubro de 1880 e forçada pela pobreza, a família Zatti emigrou para a Argentina no início de 1897 e estabeleceu-se em Bahìa Blanca.
O Papa Francisco autorizou a 09 de abril a promulgação do decreto sobre o milagre atribuído à intercessão do Beato Artemide Zatti, leigo professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco.
A Congregação Salesiana alegrou-se com o anúncio, também pelo facto de Artemide ser o primeiro salesiano consagrado, mas não sacerdote a ser proclamado santo.
LFS