
Santa Sé: Dicastérios do Vaticano organizam encontro sobre o papel da cultura nas instituições penitenciárias

Cidade do Vaticano, 09 abr 2025 (Ecclesia) – Os Dicastérios para a Cultura e a Educação e para a Comunicação, organismos da Santa Sé, promovem, dia 10 de abril, pelas 18h00 locais, na Sala São Pio X, o encontro «Cultura é vida nos locais de detenção» com especialistas do mundo académico, da arte, do jornalismo e da cultura.
O encontro, moderado pelo jornalista Riccardo Iacona, conta com a participação de especialistas do mundo académico, da arte, do jornalismo e da cultura, que vão debater o valor da cultura como instrumento de crescimento, emancipação e dignidade nos contextos penitenciários, lê-se no site VaticanNews.
O encontro começa com as saudações do cardeal José Tolentino de Mendonça e de Paolo Ruffini, respectivamente prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e do Dicastério para a Comunicação.
No encontro vão intervir Stefano Anastasia, da UnitelmaSapienza; a artista Laurie Anderson; Roberta Barbi, jornalista da Rádio Vaticano – Vatican News; Rosa Galantino, autora e produtora do documentário «As Borboletas da Giudecca»; Teresa Paoli, jornalista do Presadiretta (Rai 3); Cristiana Perrella, curadora do projeto Conciliação 5 e diretora do MACRO; Pisana Posocco e Marta Marchetti, da Universidade La Sapienza de Roma; Marcello Smarrelli, diretor artístico da Fundação Pastificio Cerere e o artista Tommaso Spazzini Villa.
Durante o evento, serão apresentados diversos projetos – passados, presentes e futuros – nacionais e internacionais, que foram realizados dentro de instituições penitenciárias.
Laurie Anderson, artista e compositora de “fama internacional”, vai ilustrar o projeto Dal Vivo, realizado para a Fundação Prada em 1998 no presídio de San Vittore, e o projeto Habeas Corpus, de 2015, uma instalação que retrata a figura de um jovem prisioneiro de Guantánamo.
Cristiana Perrella, curadora do novo espaço de arte contemporânea do Dicastério para a Cultura e a Educação “Conciliação 5”, tomará a palavra para apresentar o projeto artístico de Yan Pei-Ming, Além do muro; o pintor chinês realizou 27 retratos que dão rosto à humanidade que vive e trabalha no presídio de Regina Coeli, o principal e mais conhecido instituto penitenciário de Roma, situado a poucos metros do Vaticano.
LFS