
Salesianos: 15ª Edição do encontro de formação pastoral «E-vangelizar» tem lema inspirado em Leão XIV

Lisboa, 08 ago 2025 (Ecclesia) – A Salesianos Editora, com o apoio da Fundação Salesianos, promove a 15ª edição do ‘E-vangelizar’, encontro nacional de formação pastoral, nos dias 20 de setembro, no Estoril, e 4 e 5 de outubro, no Porto, desafiando a “olhar para longe”.
“O lema desta edição inspira-se nas mensagens e discursos do Papa Leão XIV que frequentemente nos encorajam a um olhar que vai além do imediato, buscando uma perspetiva mais ampla e esperançosa sobre a vida, a fé e o futuro da humanidade”, explica a Salesianos Editora.
O encontro, que se realiza em três momentos distintos, é dirigido a catequistas, animadores e outros agentes da pastoral, distinguindo-se por oferecer uma proposta formativa dinâmica, baseada numa ampla oferta de workshops temáticos.
Os participantes são convidados a construir “o seu próprio percurso, escolhendo até cinco oficinas de entre dezenas de propostas, com temas que vão da psicologia à liturgia, passando pela espiritualidade, inteligência artificial, pedagogia, comunicação e outras áreas fundamentais para a missão evangelizadora”, lê-se na nota enviada â Agência ECCLESIA.
Com a duração de 75 minutos, os workshops respondem a necessidades reais e atuais de quem está envolvido na evangelização, tanto a nível paroquial como em contextos educativos ou associativos.
As inscrições já estão abertas e realizam-se exclusivamente online, no site da Salesianos Editora, estando disponíveis em duas modalidades.
O bilhete simples (9 euros) inclui o acesso ao evento de formação e o bilhete completo (17 euros) abrange também o almoço na cantina.
A partir de setembro os valores dos ingressos passam para 12 € e 20 €, respetivamente.
As vagas são limitadas e as inscrições encerram automaticamente quando for atingido o número máximo de participantes por edição.
A Salesianos Editora descreve o ‘E-vangelizar’ como “um dia intenso de formação para agentes da pastoral”, em que a “aprendizagem faz-se através de workshops que capacitam os participantes a serem mais competentes e dinâmicos no anúncio do Evangelho”.
“O ‘E-vangelizar’ nasceu em 2007, então sob o nome de GPS, e desde então tem vindo a consolidar-se como uma referência na formação de catequistas e outros agentes da pastoral”, refere.
“Todos os anos, cerca de mil participantes provenientes de diferentes dioceses, movimentos e congregações religiosas encontram neste evento uma oportunidade única de formação, inspiração e preparação para o novo ano pastoral”, indica.
LJ