Sabugal: Maior Presépio Natural afirma-se como marca própria e atrai visitantes
Sabugal, 16 dez 2024 (Ecclesia) – Ao longo de 1.500 metros quadrados, o Sabugal Presépio, inaugurado no dia 7 de dezembro, volta a surpreender pela beleza das cenas que dão vida ao “Maior Presépio Natural” e que pode ser visitado até ao dia 7 de janeiro de 2025, no centro do Sabugal.
A iniciativa junta, no mesmo espaço, tradição e inovação, tornando-se numa marca própria deste território, atraindo gente um e outro lado da fronteira.
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal disse que “este ano há muitas inovações”, e o espaço foi melhorado “para não ser muito repetitivo”, lê-se no jornal «A Guarda».
Vítor Proença adiantou que tudo foi pensado muito à base do tema escolhido para este ano que tem a ver com “a sustentabilidade, a água, a natureza, a paisagem”.
O autarca referiu que quem visita o Presépio Natural se sente mesmo integrado dentro deste projeto e, por isso, este ano, estão criadas todas as condições para “bater os recordes em termos de turistas”.
O Presépio Natural acontece “num cenário que balança entre realidade e utopia, envolto num ambiente natural abraçado por troncos centenários, em que linhas intemporais se cruzam e se assumem como porta de embarque para um mundo de incertezas que ecoa em cada um de nós: mudança, história, família, identidade, amor, desigualdade, urgência, guerra, recursos, quietude, urbe, comunidade, terra, frenesim, ruralidade, populismo, memória, empatia, atualidade, democracia, cultura, sustentabilidade”.
O projeto criado e desenvolvido pelos trabalhadores do município, em colaboração com a artista plástica Beatriz Rodrigues, “propõe uma viagem sensorial pelo Presépio que promete não deixar indiferentes os olhares de quem escolhe o Sabugal como destino para este Natal”.
Este evento engloba um programa de atividades para toda a família, iluminações e decorações alusivas à época, exposições temáticas, tradições únicas, concertos, mercadinho de Natal e outras iniciativas que vão surpreender os sentidos de residentes e visitantes.
Nas imediações do Presépio Natural os visitantes também encontram a pista de gelo ecológica, a exposição de sensibilização ambiental de Eco-Bonecos de Neve criada por Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar e, ainda, o mercadinho de Natal com um espaço traQUINAS a pensar nos mais novos, com oficinas criativas e horas do conto, feira de artesanato/produtos locais e tasquinhas.
LFS