Religiosidade Popular: Gouveia vai recriar antiga rota da romaria da Senhora de Assedace
Gouveia, 04 set 2024 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda informa que vai ser recriada a antiga rota da romaria da Senhora de Assedace, uma proposta do Município de Gouveia para este domingo, dia 8 de setembro, quando se celebra esta festa nos Casais de Folgosinho.
“A Nossa Senhora de Assedace tem um papel fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela, considerada a protetora dos pastores e do gado da montanha, sendo a sua capela, isolada nos Casais de Folgosinho, a 935 metros de altitude, consequentemente um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos”, assinala a Câmara Municipal de Gouveia, lê-se numa nota, enviada esta quarta-feira, à Agência ECCLESIA.
A recriação da antiga rota da romaria, “um caminho percorrido incontáveis vezes nos últimos séculos”, segundo a proposta do Município de Gouveia, vai ser uma experiência orientada, “acompanhada e interpretada da paisagem”, que começa no Adro de Viriato, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora de Assedace.
“Tradicionalmente, de Folgosinho, o percurso da romaria e da procissão inicia-se no adro da Igreja Matriz de S. Pedro, subindo a calçada romana dos Galhardos (Imóvel de Interesse Público), iniciando-se a descida na Portela de Folgosinho até ao Cruzeiro da Assedace, chegando dai, à capela”, explica a autarquia, citada pela Diocese da Guarda.
A recriação da antiga rota da romaria da Senhora de Assedace, um percurso de cerca de nove quilómetros, é uma iniciativa gratuita integrada na Rede Cultural Terras da Transumância, que vai começar pelas 08h45, e está limitada à participação de 50 pessoas.
A Romaria de Nossa Senhora de Assedace realiza-se no anualmente no dia 8 de setembro, o próximo domingo, considerado “um dos momentos mais marcantes” na freguesia de Folgosinho.
O Município de Gouveia destaca que esta romaria tem uma “ligação profunda à terra, une o sagrado e o profano, que se fundem, num misto de agradecimento, devoção e festa”.
Segundo o programa, pelas 12h00, começam as celebrações religiosas – Eucaristia e Procissão -, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho, o padre António José de Oliveira Morais; participam os fiéis, o Rancho Cancioneiro de Folgosinho, a par de outras manifestações civis e culturais, seguindo-se a merenda comunitária.
A capela românica datada do século XII é dedicada a Santa Mãe de Deus sob a invocação de Nossa Senhora do Assedasse, e está situada no vale do Mondego, perto do Covão da Ponte.
A festa de setembro na Senhora do Assedasse celebrava a transumância dos animais de pasto, neste caso, a descida dos rebanhos dos pastos da serra para as terras baixas.
CB