
Quaresma: Museu de Penamacor tem patente a exposição «Memórias e Vivências do Sentir»
Penamacor, 31 mar 2025 (Ecclesia) – O Museu Municipal de Penamacor, Guarda, tem patente até 31 de maio a exposição “Memórias e Vivências do Sentir”.
A exposição e o catálogo reúnem os registos de três fotógrafos que acompanharam os principais momentos e manifestações religiosas durante o período da Quaresma em 2023, no âmbito desta iniciativa do Município de Penamacor, que conta com o apoio do Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão e do projeto Música Portuguesa a ‘Gostar Dela Própria’.
«Memórias e Vivências do Sentir» parte da premissa que o território de Penamacor, centrado numa geografia de raia ibérica beirã, hoje pautado por uma multiculturalidade de povos, crenças e costumes, assenta sobre uma realidade de matriz cultural e religiosa, profundamente rural e cristã, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ao longo do tempo, fatores como a migração levaram a que o território sofresse grandes alterações do ponto de vista da paisagem cultural, fazendo com que este se tornasse dito de baixa densidade populacional e com fortes ruturas nas cadeias de transmissão intergeracional.
Desta forma, este projeto pretende, numa primeira instância, levantar e registar as manifestações culturais relacionadas com o período religioso da Quaresma: a Páscoa e do ciclo de romarias que ocorrem no território desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Dia de Pentecostes.
O objetivo centra-se na salvaguarda da identidade cultural destas comunidades, por forma a divulgar e valorizar o território através dos aspetos culturais relacionados com esta temática, tais como as o Encomendar das Almas, o Entoar dos Martírios ou o Cântico das Alvíssaras, que ainda podem ser vivenciados junto das comunidades locais, mas que se encontram em riscos de desaparecer.
LFS