Publicações: Universidade Católica recebe apresentação do livro «Quando os Cristãos (Não) Sentem a Fé», do padre Tiago Freitas

Foto: UCP Editora

Lisboa, 28 nov 2025 (Ecclesia) – O livro “Quando Os Cristãos (Não) Sentem a Fé”, do padre Tiago Freitas, vai ser apresentado no dia 3 de dezembro, pelas 18h30, na livraria da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

O autor explica, na rede social Instagram, que a publicação, “nasceu de uma conversa informal com o cardeal Mario Grech”, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, e “parte de uma pergunta fundamental para o caminho sinodal: quem é competente no discernimento espiritual?”.

“A partir do sensus fidei (LG 12), procuro pensar como se discerne hoje quando muitos vivem a fé de forma frágil ou silenciosa. E como integrar nesse processo os crentes nominais, os não crentes que procuram a verdade e aqueles interstícios onde o Espírito trabalha discretamente”, indica o padre Tiago Freitas, professor na Faculdade de Teologia da UCP.

Segundo o sacerdote da Arquidiocese de Braga, esta é “uma reflexão sobre a sinodalidade como identidade da Igreja e sobre a necessidade de escutar todo o Povo de Deus, mesmo quando a fé não é sentida”.

A obra é da UCP Editora e o prefácio de D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

Foto: UCP Editora

A apresentação realiza-se no piso O do Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II e vai consistir num debate entre o padre Tiago Freitas e Joaquim Franco, editor de religião da TVI/CNN, com moderação de Ângela Roque, editora de religião do Grupo Renascença.

“A entrada é gratuita e aberta tanto à comunidade académica como ao público em geral, promovendo uma participação inclusiva na arte e na cultura”, refere a UCP.

Nascido a 3 de março de 1984, em Braga, o padre Tiago Freitas foi ordenado sacerdote a 19 de julho de 2009, aos 25 anos.

Desde 2015, leciona Eclesiologia, Vida Paroquial e Teologia Pastoral na Universidade Católica Portuguesa.

Em 2016 foi nomeado para colaborar na Basílica dos Congregados, do Arcipreste de Braga, e no ano seguinte, para diretor do Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga e diretor do Auditório Vita.

O padre Tiago Freitas assumiu também o cargo de diretor da Nova Livraria do Diário do Minho, em 2018, e de diretor do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Paroquial, em 2019.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Scroll to Top