
Publicações: Psiquiatra lança livro sobre os efeitos da imersão digital na saúde mental
Lisboa, 07 out 2025 (Ecclesia) – A obra «(Quase) Sempre Online – Como a imersão online nos deixou mais sós, ansiosos, deprimidos e desligados do mundo real» da autoria do médico psiquiatra Pedro Afonso vai ser apresentada dia 06 de novembro, pelas 18h30, no Auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Com a chancela da editora «Princípia», o livro vai ser apresentado por António Bagão Félix, economista e professor universitário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O evento promete assim marcar “a reflexão pública sobre os efeitos do excesso de conectividade digital”.
A obra apresenta-se como “um retrato urgente da era digital” e “um contributo relevante para a discussão sobre os impactos sociais e na saúde mental da vida online”.
Mais do que apenas diagnosticar os problemas, Pedro Afonso propõe também “soluções concretas para restaurar o equilíbrio entre o mundo online e o mundo real”.
Com base na sua experiência clínica e em evidências científicas, em «(Quase) sempre online» o médico psiquiatra denuncia como a hiperconectividade está associada a ansiedade, depressão, dependência digital, isolamento social e até a uma nova realidade que designa como “anedonia digital” – a incapacidade de sentir prazer em experiências reais devido à constante estimulação artificial provocada pelas redes sociais.
LFS