Publicações: Projeto «O Léxico das Religiões» vai ser apresentado e tem o contributo de dois portugueses
Lisboa, 27 out 2025 (Ecclesia) – No dia em que se assinalam os 60 anos da promulgação da declaração conciliar «Nostra Aetate» (28 de outubro de 1965), a Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma-Itália) acolhe a apresentação do primeiro volume do projeto editorial «O Léxico das Religiões» que inclui contributos dos portugueses Khalid Jamal e Pedro Gil.
A obra nasce como resposta aos desafios comunicativos e culturais deste tempo, oferecendo “um instrumento de orientação a todos os que são chamados a interpretar e narrar o fenómeno religioso – especialmente nos meios de comunicação, na formação e na escola”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Publicado em julho, o volume propõe uma reflexão comparada sobre seis palavras fundamentais da condição humana – Pessoa, Vida, Justiça, Liberdade, Amor e Mundo – à luz das tradições judaica, cristã, muçulmana e hindu.
Com um “tom divulgativo e intercultural”, o projeto promove o diálogo entre as fés no respeito das diferenças, valorizando as identidades “sem as confundir e evitando simplificações ou relativismos”.
O projeto dirige-se a jornalistas, comunicadores, docentes e estudantes, com o objetivo de contribuir para uma narração “mais consciente, precisa e respeitosa do fato religioso, frequentemente reduzido a estereótipos ou mal-entendidos”.
O volume reúne contributos de estudiosos e representantes de diversas tradições religiosas, entre os quais: Noemi Di Segni, Sira Fatucci, Roberto Della Rocca, Daria Carmi, Michael Ascoli, David Gianfranco Di Segni, Giorgio Faro, Gianfranco Longo, Vasco Fronzoni, Gabriele Tecchiato, Karamy Singateh Queral, Svamini Hamsananda Ghiri e Svamini Shuddhananda Ghiri.
LFS
|
PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA – Khalid Jamal, antigo dirigente da Comunidade Islâmica de Lisboa, presidente do Instituto de Cooperação Luso-Árabe e membro do Conselho do Observatório do Mundo Islâmico, assina as entradas: – Pedro Gil, dedicado à comunicação da Igreja Católica desde 1999, consultor da Conferência Episcopal Portuguesa; do Patriarcado de Lisboa e do Opus Dei é autor das entradas: |

