Publicações: Peregrinação de 40 dias contada no livro «Regressar para sempre partir – memórias de um peregrino»
Padre António Bacelar iniciou a caminhada de cerca de 1100 quilómetros nos Pirinéus franceses e terminou na Maia
Porto, 06 fev 2025 (Ecclesia) – O padre António Bacelar, da Diocese do Porto, vai apresentar o livro ‘Regressar para sempre partir – memórias de um peregrino’, este domingo, dia 9 de fevereiro, às 17h30, no auditório da igreja de Nossa Senhora da Maia.
“Se a vida é toda ela uma ‘peregrinação’, há nela alguns momentos que mais especialmente o sublinham: são mesmo ponto de chegada de etapas anteriores e preparação para outras sucessivas. Ao fim de nove anos em Itália (e no mundo), pude preparar os que agora me foram dados e me serão pedidos, em caminho, a pé, entre Saint-Jean-Pied-de-Port (nos Pirenéus franceses) e a… Maia”, começa por explicar o sacerdote, numa publicação na rede social Facebook, onde anuncia a apresentação do seu livro.
Segundo o padre António Bacelar, entre Saint-Jean-Pied-de-Port (nos Pirenéus franceses) e a Maia, a paróquia da Diocese do Porto para a qual foi nomeado no dia 3 de outubro de 2023, foram “cerca de 1100 quilómetros em – por ‘coincidência’… – 40 dias, durante todo o mês de Outubro e a primeira metade de Novembro de 2023”.
“Foram passos tecidos com palavras e silêncios, companhia e solidão, olhares e escutas, memória e sonhos e, claro, sol e calor, chuva e frio, natureza e história. Tiveram a gratidão por tantos encontrados ao longo dos últimos anos e por todos os que, mesmo ainda desconhecidos, viria a encontrar e a servir”, acrescenta.
O sacerdote, agora com 65 anos, partilhou “dia a dia esses passos” da peregrinação entre os Pirenéus franceses e Portugal nas redes sociais digitais, e, explica, “alguém os recolheu, organizou, ordenou e ofereceu”.
Neste sentido, o padre António Bacelar publicou o livro ‘Regressar para sempre partir – memórias de um peregrino’, “o título que espontaneamente” deu a essa recolha da sua peregrinação de “cerca de 1100 quilómetros”, e que vai apresentar, este domingo, dia 9 de fevereiro, às 17h30, no auditório da igreja de Nossa Senhora da Maia.
O padre António Bacelar, em outubro de 2014 foi eleito coordenador Internacional dos Sacerdotes do Movimento dos Focolares, Obra de Maria, eram cerca de 800 sacerdotes e diáconos em todo o mundo, e exerceu estas funções durante nove anos, até 2023.
O sacerdote diocesano, antes de assumir as funções ao serviço dos Focolares, em Roma, era pároco, diretor dos secretariados da Pastoral Universitária e Juventude da Diocese do Porto, capelão do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e de membro do Conselho Pastoral Diocesano.
O padre António Bacelar nasceu no dia 30 de dezembro de 1960, foi ordenado sacerdote a 10 de julho de 1986, e tomou posse como pároco da Maia em 19 de novembro de 2023.
CB/PR