
Publicações: Lançamento do livro «O que o coração une, o mar não separa» em Fátima
Fátima, 02 out 2025 (Ecclesia) – O livro «O que o coração une, o mar não separa» – «Fuan Ne’Ebe Halibur Tasi La Hafane», em tétum, língua nacional de Timor-Leste – vai ser apresentado, dia 11 deste mês, às 15h00, na Escola Jacinta Marto, em Fátima.
A obra editada pela Fundação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Timor assinala e agradece a dedicação dos voluntários que, ao longo de dez anos consecutivos, serviram a missão da congregação religiosa na Diocese de Maliana, em Timor-Leste, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O livro é prefaciado pelo do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Benito Freitas.
A sessão conta com a intervenção de Sara Meirelles, professora e voluntária de longa data nesta missão, que colaborou na revisão do livro, e da irmã Cristina Macrino, presidente da Fundação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Timor e coordenadora do projeto editorial.
A iniciativa conta também com a presença da embaixadora de Timor Leste em Portugal, Isabel Guterres, e da superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF), irmã Armandina Neto, que também tomarão a palavra.
“Pareceu-me interessante partilhar com as pessoas o sentido do voluntariado na missão ad gentes, que é muito diferente do voluntariado que se faz, por exemplo, em instituições do país onde se vive. Aqui, as pessoas deixam a sua vida, as suas responsabilidades, muitas vezes o seu trabalho, para se dedicarem ao voluntariado longe de casa e dos seus”, sublinha a irmã Cristina Macrino.
Os testemunhos reunidos no livro dão voz a quem entre 2015 e 2025 se dispôs a servir em Timor-Leste – médicos, enfermeiros, psicólogos, professores – , alguns por períodos longos, outros com estadias mais curtas, mas todos unidos pelo espírito de entrega e gratuidade que o livro reflete.
No prefácio, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste enaltece o trabalho da congregação religiosa feminina e o sublinha o que mais o tocou nos testemunhos dos voluntários: “Através da sua Fundação, Centro Social, Clínica e, ainda, do recém-construído Laboratório Professor Doutor Henrique Curado, a Missão [das IRNSF], instalada desde 2011, tem transformado as vidas dos habitantes de Memo e de todas as regiões vizinhas. (…) O que a mim mais me tocou, contudo, ao ler os relatos, foi a constatação de que todos, sem exceção, sentem que, na sua experiência individual de voluntariado, receberam muito mais do que aquilo que ofereceram”.
A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima é uma instituição religiosa de direito canónico fundada há quase cem anos, a 6 de janeiro de 1926, pelo venerável padre Manuel Nunes Formigão.
Atualmente está presente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor, com trabalho e missão nas áreas da Pastoral, Educação e Saúde.
A missão em Timor é a mais recente da Congregação, iniciada em outubro de 2011.
LFS