Publicações: Lançamento da obra «Recordar Francisco – A última Jornada do Papa»
Lisboa, 14 nov 2025 (Ecclesia) – Dois anos depois da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que trouxe a Lisboa “mais de um milhão de pessoas”, e poucos meses após a morte do Papa Francisco, a jornalista Rosa Pedroso Lima – que foi porta-voz do evento – escreve «Recordar Francisco – A última Jornada do Papa».
O livro revela “os bastidores e as histórias nunca contadas de um encontro que uniu pessoas de todo o mundo e se tornou o derradeiro momento de Francisco com a Igreja universal”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com “fotografias e testemunhos inéditos”, inspirados pelos discursos que o Papa Francisco proferiu ao longo da JMJ, esta obra assume-se como “a derradeira memória dos dias em que uma Igreja viva, alegre e com vontade de mudar o mundo saiu à rua”.
Rosa Pedroso Lima, com acesso privilegiado aos acontecimentos e aos protagonistas da JMJ, entre eles D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar, que assinam o prefácio e posfácio, respetivamente, “partilha experiências, confidências e imagens únicas que revelam os desafios de construir um dos maiores eventos alguma vez realizados em Portugal, assim como o impacto profundo que Francisco teve na fé daqueles que com ele privaram”.
“Entre encontros improváveis, gestos de simplicidade e momentos de emoção intensa, o livro oferece um olhar íntimo sobre aquela que foi a última jornada do Papa”.
«Recordar Francisco – A última Jornada do Papa» tem a chancela da «Contraponto» e chega às livrarias no dia 20 de novembro.
LFS

