Portugal: Igrejas Cristãs lançam «Carta Ecuménica 2025»

Novas diretrizes de cooperação sublinham «compromissos comuns em defesa dos migrantes e na preservação do ambiente»

Lisboa, 12 jan 2026 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) vão lançar, dia 20 deste mês, pelas 15h15, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Carta Ecuménica 2025.

A iniciativa vai decorrer na Sala das Exposições (edifício da Biblioteca) da UCP e vai ser presidida por D. Rui Valério, patriarca de Lisboa; o COPIC vai estar representado por D. José Jorge Pina Cabral (bispo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana); D. Sifredo Teixeira (bispo da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa) e a pastora Sandra Reis (presidente da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na atividade vai ser feita a apresentação e enquadramento histórico da ‘Charta Oecumenica’, seguidos de testemunhos de como, em Portugal, comunidades cristãs acompanham “migrantes, refugiados e deslocados internos”.

A ‘Charta Oecumenica 2025’ para a Europa foi assinada em Roma (Itália) a 5 de novembro de 2025 pela Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

“Reconhecemos que a crise climática se tornou mais urgente; a guerra, as deslocações, a pobreza, o populismo, o uso indevido da religião e muitas dificuldades inter-relacionadas causaram grande sofrimento e elevada ansiedade”, indica o texto.

“A crise ecológica manifesta uma falha espiritual e ética no cumprimento da nossa vocação cristã. Exortamos todos a uma conversão ecológica que proteja a nossa casa comum”, acrescenta o documento, que atualiza a versão original de 2001.

Entre as novidades apresentadas estão capítulos dedicados à “paz e reconciliação”, à “migração”, à “juventude” e às “novas tecnologias”.

“Afirmando a dignidade e os direitos de cada ser humano, denunciamos qualquer forma de migração forçada, escravatura moderna e, particularmente, tráfico de seres humanos: consideramos todos estes crimes contra a humanidade. Comprometemo-nos a continuar a trabalhar para acolher as vítimas dessa migração forçada com respeito e compaixão humana, oferecendo-lhes a possibilidade de construir uma nova vida”, assume o texto, subscrito pelos presidentes da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), arcebispo Nikitas de Thyateira e Grã-Bretanha, e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), arcebispo Gintaras Grusas, de Vilnius.

O documento orientador da cooperação ecuménica entre as Igrejas cristãs europeias ganhou nova redação por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio ecuménico da história, em Niceia (325), atual Turquia, celebrado em  2025.

LFS/OC

ÍNDICE

Prefácio e Recomendação
Introdução e Considerações Gerais

I.
CREMOS EM “UMA IGREJA SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA”

  1. Chamados à Unidade na Fé

II.
A CAMINHO DA UNIDADE VISÍVEL DAS IGREJAS

  1. Ouvindo a Palavra de Deus e Orando Juntos
  2. Caminhando Uns em Direção aos Outros
  3. Testemunhando Juntos
  4. Continuando o Diálogo e Agindo Juntos
  5. A Juventude nas Igrejas e no Ecumenismo

III.
ESFERAS DE ENCONTRO NA EUROPA

  1. Participar na Construção da Europa num Mundo em Transformação
  2. Fortalecer as Relações com os Judeus e o Judaísmo
  3. Fortalecer as Relações com os Muçulmanos e o Islão
  4. Dialogar com Outras Religiões e Visões do Mundo

IV.
ÁREAS DE RESPONSABILIDADE E ENVOLVIMENTO PARTILHADAS NA EUROPA

  1. Demanda da paz e da reconciliação
  2. Salvaguarda da criação
  3. Acompanhar migrantes, refugiados e deslocados internos
  4. Recurso às novas tecnologias
Partilhar:
Tags:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top