![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/homenagem-alfredo-bruto-costa.jpg)
Publicações: Homenagem a Alfredo Bruto da Costa com lançamento de livro
Lisboa, 10 fev 2025 (Ecclesia) – A obra «Estudos sobre a pobreza e a exclusão social em Portugal» com organização de Fernando Diogo, Pedro Perista e Paula Campos Pinto vai ser lançada dia 12 deste mês, pelas 18h30, em Lisboa, e pretende homenagear Alfredo Bruto da Costa.
Alfredo Bruto da Costa, um pioneiro dos estudos sobre a pobreza e a exclusão social em Portugal, teve “um importante papel como agente no combate a estes fenómenos nas diversas frentes em que se viu envolvido: como ministro, conselheiro de Estado, presidente do Conselho Económico e Social ou provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entre outras, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com a publicação deste livro, no Auditório Óscar Soares Barata (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), com apresentação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pretende-se homenagear, “justamente, o homem multifacetado, o cientista e a voz que na sociedade portuguesa sempre se levantou em defesa dos mais pobres e dos excluídos”.
“Uma voz ouvida pelos media, pela classe política e pelos cidadãos, uma das poucas e mais respeitadas figuras que, a partir dos anos oitenta do século XX, lutaram para colocar os problemas da pobreza e da exclusão nas agendas mediática, política e científica”, refere uma nota.
Além de contribuir para perpetuar a memória do professor Alfredo Bruto da Costa, esta publicação, com a chancela da Gradiva, permite ainda “um melhor conhecimento sobre a pobreza e a exclusão social em Portugal, e o seu combate, através dos diversos textos em que este livro se desdobra”.
Uma forma de homenagem a alguém que sempre pugnou pelo avanço do conhecimento sobre a pobreza como fundamento para o seu combate.
LFS