Publicações: Apresentação do livro «O papel da linguagem informal na comunicação da Igreja», do padre Luís Rafael Azevedo

Lamego, 22 nov 2024 (Ecclesia) – O livro ‘O papel da linguagem informal na comunicação da Igreja: De 30 d.C ao tempo do 5G’, do padre Luís Rafael Azevedo (Diocese de Lamego), resultado do mestrado, é apresentado dia 1 de dezembro, em Oliveira do Douro.

“Tendo como ponto de partida o papel da linguagem informal na comunicação da Igreja, o presente estudo criará uma ponte entre a atualidade e as primeiras décadas do cristianismo, irá colocar-nos diante do estilo comunicativo de Jesus, procurará a essência da sua linguagem e apresentará propostas que ajudem a transparecer o poder transformador da sua mensagem”, lê-se no resumo da dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O livro ‘O papel da linguagem informal na comunicação da Igreja: De 30 d.C ao tempo do 5G’, do padre Luís Rafael Azevedo, vai ser apresentado no dia 1 de dezembro, às 15h30, no Centro Escolar de Oliveira do Douro (Diocese de Lamego).

O padre Tony Neves, que apresenta este novo livro, escreve no prefácio que “o arco temporal é muito alargado, talvez demasiado” – ‘de 30 d.C. até ao tempo do 5G’ – “desde que Cristo abriu a boca pela primeira vez no início da sua ‘vida pública’ até aos dias de hoje”, e Jesus, “‘comunicador improvável’, só escreveu uma vez e no chão”.

“Concluiu-se que a arte de descomplicar é muita complicada”, escreve o missionário português da Congregação dos Espiritanos, jornalista e autor de livros, indicando que, segundo o padre Luís Rafael, “a aposta tem de ser feita na linguagem informal, caracterizada pela proximidade, originalidade e espontaneidade”.

O padre Luís Rafael Azevedo, mestre em Teologia, defendeu a sua tese no dia 17 de junho de 2024, é mestre em Comunicação Aplicada pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

“Vivemos no tempo do 5g… no tempo da comunicação ao segundo, da conexão à distância, das linguagens inovadoras e das mensagens inspiradoras. Há tanta coisa a acontecer, tantos temas para comentar, tanto conhecimento para assimilar, tantas notícias para partilhar. Ora, é neste aqui e agora que a Igreja Católica tem uma «Boa-Nova» para transmitir, apesar de haver quem diga que a novidade já não é atual e quem defenda que não é assim tão boa. Afinal, será uma «Boa-Nova» ou uma «Má-Atrasada»?”, desenvolve no resumo.

No índice da nova publicação, ‘O papel da linguagem informal na comunicação da Igreja: De 30 d.C ao tempo do 5G’, o leitor encontra títulos como ‘Das Epístolas ao Whatsapp’, ‘Da Exegese à Easyjet’, ‘De Profetas a Patetas’; ‘Papa Francisco: Uma lufada de ar fresco’; ‘São Paulo Um Apóstolo online’; ‘Beato Carlo Acutis: Um nativo digital nos altares’.

O padre Luís Rafael Azevedo entrevistou também o cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, a D. Joaquim Dionísio, bispo auxiliar da Diocese do Porto, e à cantautora portuguesa Claudine Pinheiro, produtora de Conteúdos de Evangelização na Salesianos Editora.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR