
Publicações: Apresentação do livro «Monte São Bartolomeu a Estância de Turismo de Bragança», em Samil
Bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, vai presidir à Eucaristia e procissão da Festa de São Bartolomeu

Bragança, 22 ago 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda informa que o livro ‘Homenagem póstuma a Dias Parente e Mordomos. Monte São Bartolomeu a Estância de Turismo de Bragança’ é apresentado este domingo, às 18h00, em Samil, após a Eucaristia e procissão.
“Trata-se de uma coletânea, revista e acrescentada, de artigos publicados no jornal diocesano ‘Mensageiro de Bragança’ ao longo de 2024, muitas memórias vivas e, documentação escrita da época”, explica o padre António Estevinho Pires, autor da nova obra literária, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado diocesano das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda.
No livro ‘Homenagem póstuma a Dias Parente e Mordomos. Monte São Bartolomeu a Estância de Turismo de Bragança’, as fotografias, “desde a década de 1940”, retratam Dias Parente, Albino Mendo o amigo arquiteto mirandelense, os mordomos, as obras, “de uma das estruturas turísticas mais bem pensadas no último século em Bragança”, salienta o autor.
A nova publicação vai ser apresentada às 18h00 deste domingo, dia 24 de agosto, na Festa de São Bartolomeu, em Samil, e o padre António Estevinho Pires apela à ‘presença massiva’ dos Brigantinos no «Miradouro da cidade», para homenagear S. Bartolomeu, Dias Parente e os Mordomos, e apoiarem as obras da capela, que aguardam “decisão de seleção por despacho do membro do Governo com competências sobre o Programa Equipamentos”.
‘Homenagem póstuma a Dias Parente e Mordomos. Monte São Bartolomeu a Estância de Turismo de Bragança’, segundo o autor, é uma edição do Cabido da Catedral, com apoios particulares e institucionais “e, com o imprescindível suporte e incentivo da família do homenageado, o Sr. Dias Parente”.

Antes da apresentação pública do novo livro, o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, vai presidir à Eucaristia da Festa de São Bartolomeu, na sua capela, em Samil, pelas 17h00, seguindo-se a procissão entre esse templo e o ‘Planalto do Cabeço de S. Bartolomeu’.
A Diocese de Bragança-Miranda informa ainda que a obra literária vai ficar disponível na Livraria ‘Casa de Paramentaria Santa Clara’, nos serviços centrais da Cúria Diocesana, em Bragança.
CB