
Publicações: Apresentação do livro «Escutismo e Comunidade: o método como lugar de formação para a experiência comunitária»
Porto, 15 abr 2025 (Ecclesia) – No Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (Porto) vai ser apresentado, dia 03 de maio, pelas 21h00, o livro “Escutismo e Comunidade: o método como lugar de formação para a experiência comunitária”, da autoria de Rui Filipe Soares.
Uma reflexão profunda e atual sobre o papel do Escutismo na evangelização e na vivência comunitária da fé cristã, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A obra, desenvolvida no âmbito do Mestrado Integrado em Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), convida educadores, agentes pastorais e comunidades cristãs a redescobrirem o método escutista como “um caminho privilegiado de pertença e evangelização”.
O autor defende a necessidade de a Igreja “acolher os jovens como protagonistas da sua missão, e não apenas como destinatários da ação pastoral”.
A partir de uma análise do contexto sociocultural e eclesial atual, o livro explora o escutismo como espaço de crescimento humano e cristão, destacando o seu papel formativo e comunitário.
A reflexão é orientada pelo método de discernimento pastoral e evangélico do professor Sergio Lanza, propondo “uma renovação do itinerário formativo escutista à luz do dinamismo sinodal que hoje se exige à vida da Igreja”.
Nascido e criado em Ermesinde, o autor, Rui Filipe Soares, ingressou no Seminário do Bom Pastor, na sua terra natal, após concluir o ensino secundário, prosseguindo os estudos no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, no Porto.
Integrou o movimento escutista em 2008, onde cresceu e interiorizou os valores que hoje reconhece como estruturantes do seu percurso pessoal, espiritual e pastoral. Participou em inúmeras atividades escutistas, nas quais aprendeu a importância da relação com a comunidade, da construção conjunta e do serviço.
Atualmente, continua empenhado no movimento, colaborando com a Equipa Nacional da Pedagogia da Fé.
A sessão de apresentação conta com a presença do autor e será conduzida pelo padre João Pedro Bizarro (Pároco de Campo), Raquel Kritinas (Equipa Nacional da Pedagogia da Fé) com moderação de Paulo Rodrigues (Dirigente do Agrupamento 10 – Cedofeita).
LFS