
Publicações: Apresentação da obra «Leiria Sacra: Identidade, Património, Museologia»
Leiria, 30 jun 2025 (Ecclesia) – A obra «Leiria Sacra: Identidade, Património, Museologia», coordenada por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, vai ser apresentada, dia 13 julho, pelas 16h00, na Igreja de São Pedro na cidade de Leiria.
“Fruto do trabalho de investigação levado a cabo ao longo de uma década, o Município de Leiria edita a obra «Leiria Sacra: Identidade, Património, Museologia»”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A obra, com 215 páginas, reúne trabalhos de especialistas de diferentes academias que, com a sua investigação, apresentam Leiria como uma cidade – desde a sua génese sede de episcopado – cuja matriz cristã, juntamente com a de outros credos, deu rosto a um território que se espraia muito além desta geografia, criando pontes, inclusivamente, além-fronteiras.
A obra reúne estudos de Acácio de Sousa (historiador), Fátima Eusébio (historiadora da arte e diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja), Humberto Dias (arquiteto), Marco Daniel Duarte (historiador e museólogo), Maria Isabel Roque (museóloga), Mónica Freire Pereira (arquiteta), Saul António Gomes (historiador), Sónia Vazão (historiadora da arte) e Vânia Carvalho (arqueóloga e museóloga) e fixa o conhecimento gerado pelas exposições de arte sacra que, desde 2017, resultaram da parceria entre o Museu de Leiria e o Departamento do Património Cultural da Diocese e reuniram cerca de uma centena de peças, agora minuciosamente estudadas.
Nos textos de abertura, assinados pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, sublinha-se a importância do estudo do património religioso do território de Leiria-Fátima e aponta-se como este estudo se mostra capital estratégico para a compreensão da cidade.
Como refere o coordenador da obra no texto de apresentação, «importa […] traçar as relações entre a religião cristã e a identidade de Leiria nos diferentes tempos em que esta configuração administrativa e também eclesiástica deu forma à cidade. Contar a história de Leiria a partir das fontes cristãs é uma forma de contar a história da cidade, com a consciência de que, em muitos pontos e por causa da documentação disponível, da cidade só esta parte da história pode ser perscrutada».
Com a publicação desta obra, com design gráfico de Inês do Carmo, robustece-se o trabalho do Laboratório de Arte Religiosa que, a pedido da autarquia, pretende estudar o património material e imaterial de cariz religioso, não apenas com fins académicos, mas também humanísticos, trazendo novo olhar a partir de formas de abordagens inovadoras, participativas e renovadas.
LFS