Proteção de Menores: Grupo VITA apresenta relatório de atividades e recursos preventivos
Sessão vai decorrer no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide
Lisboa, 19 jan 2026 (Ecclesia) – O Grupo VITA apresenta o quarto relatório de atividades e dois recursos preventivos no dia 27 deste mês, pelas 15h00, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide (Lisboa).
Em 2025, o Grupo VITA, organismo responsável pelo acompanhamento de situações de violência sexual na Igreja Católica em Portugal, “reforçou e expandiu as suas áreas de intervenção, criando recursos preventivos e intensificando a colaboração com entidades nacionais e internacionais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O organismo passou a integrar a Comunidade ibérica de Impacto Coletivo “Junt@s para Cuidar”, que reúne mais de 40 organizações dedicadas “a promover mudanças sociais duradouras”.
Neste arco temporal foram também lançados dois projetos estruturantes: «Sobre.VIVER», inspirado na justiça restaurativa e focado na escuta ativa e reparação simbólica das vítimas; e «Igreja + Segura», destinado a criar ambientes seguros na Igreja Católica em Portugal, incluindo um sistema de auditoria e certificação que está já em curso, lê-se no comunicado.
O ano ficou também marcado pelo primeiro congresso internacional sobre prevenção e resposta da Igreja à violência sexual, reunindo especialistas nacionais e estrangeiros.
O Grupo VITA apresenta nesta conferência de imprensa dois novos recursos, elaborados com o contributo de vítimas e sobreviventes que integram o Projeto Sobre.VIVER: um Guia de Apoio e Escuta para familiares e amigos de vítimas e sobreviventes, e as Diretrizes “A Igreja que Escuta”, orientadas para encontros entre vítimas e sobreviventes e representantes da Igreja.
Estes materiais reforçam uma abordagem de “prevenção abrangente e informada pelo trauma”.
Por fim, o Grupo VITA participou no processo de atribuição de compensações financeiras às vítimas de violência sexual, contribuindo para o regulamento, integrando as Comissões de Instrução e designando dois representantes para a Comissão de Fixação de Compensações.
A apresentação deste relatório irá terminar com uma sistematização das principais dificuldades e desafios sentidos, apresentando um conjunto de recomendações e propostas para a continuidade do Grupo VITA.
O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91509 0000) ou do formulário para sinalizações, disponível no site www.grupovita.pt.
LFS

