«Praça Central»: CNAL promove «debate urgente» sobre Inteligência Artificial

Lisboa, 10 jan 2025 (Ecclesia) – A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) vai promover o encontro ‘Praça Central’ no dia 15 de março, em Braga, para debater “os desafios humanos” na era da inteligência artificial.

“Fia-te nos algoritmos e não vivas… Desafios Humanos na Era da IA: um debate urgente” é o tema divulgado na página da internet da CNAL.

A conferência de associações e movimentos de leigos, da Igreja Católica, fundamenta a discussão sobre o tema na mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2024, onde Francisco afirma que a inteligência artificial “está a modificar de forma radical” a informação e a comunicação e “algumas bases da convivência civil”.

“A rápida difusão de maravilhosas invenções, cujo funcionamento e potencialidades são indecifráveis para a maior parte de nós, suscita um espanto que oscila entre entusiasmo e desorientação e põe-nos inevitavelmente diante de questões fundamentais: O que é então o homem, qual é a sua especificidade e qual será o futuro desta nossa espécie chamada homo sapiens na era das inteligências artificiais?”, questiona o Papa na mensagem.

De acordo com a informação disponível na página da internet, o encontro vai decorrer no Espaço Vita da Arquidiocese de Braga, tem previstas 3 conferências durante a manhã e dois painéis durante a tarde.

A Praça Central 2025 começa às 09h30 com a sessão de abertura e termina com a Eucaristia às 18h15.

A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) é  um organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica.

A CNAL promove, desde 2013, encontros nacionais para debater temas da atualidade que reúnem os membros dos vários movimentos que fazem parte da CNAL.

Em 2013 o encontro decorreu em Coimbra, e debateu a “Cultura do Encontro”; “Recolocar o homem no centro” foi o tema do encontro que decorreu no Porto, em 2015; no ano seguinte, em Évora, o tema foi “Nada nos é indiferente”; e, em 2017, “Este é o tempo” foi o mote para o encontro nacional, em Viseu.

Desde 2019 que os encontros nacionais foram denominados “Praça Central”, primeiro, em Santarém, sobre o tema “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim”; e, em 2021, a “Praça Central” decorreu em Almada e debateu o tema “A difícil arte da amizade social”.

PR

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top