
Portugal: Universidade Católica promove formação em «Jornalismo e Religiões»
Lisboa, 02 fev 2022 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e a Faculdade de Teologia (FT), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vão realizar uma formação avançada em ‘Jornalismo e Religiões’, no contexto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a UCP informa que a nova Formação Avançada em ‘Jornalismo e Religiões’ se direciona para profissionais da comunicação social e outros profissionais com interesse na área e tem início dia 04 de março funcionando em horário pós-laboral e em modelo presencial.
A fase de inscrições decorre até 18 deste mês e o curso tem a coordenação de Catarina Burnay e Nuno Estevão e está estruturada em 51h presenciais entre as 18h30 e as 21h30 (6ªs feiras) e as 10h00 e as 13h00 (sábados).
“A FCH-UCP e a FT-UCP consideraram ser determinante, por parte dos profissionais do setor, nomeadamente dos jornalistas, conhecer melhor as características e linguagens próprias das religiões, garantindo uma preparação adequada para o desenvolvimento de abordagens jornalísticas coerentes e conhecedoras das especificidades das diferentes comunidades religiosas”, refere a cocoordenadora do programa, Catarina Duff Burnay .
O programa deste curso da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada, da Faculdade de Ciências Humanas, e a Faculdade de Teologia da UCP pretende aliar a teoria à análise de casos reais distintos, mas complementares entre si, com o objetivo de dar resposta aos desafios inerentes à JMJ Lisboa.
A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai ter lugar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
O coordenador da Formação Avançada, Nuno Estêvão Ferreira, afirma que o programa “é uma mais-valia” para os profissionais da comunicação.
“Uma vez que o lugar das instituições e dos agentes religiosos no espaço público está em processo de constante transformação, articulando-se com alterações globais em curso, as múltiplas representações mediáticas devem ser estudadas, trabalhadas e discutidas”, explica.
A UCP informa que a Formação Avançada em ‘Jornalismo e Religiões’ vai ser lecionada por um corpo docente com larga experiência nas áreas da comunicação, da teologia e na relação entre ambas.
LFS