Portugal: União das Misericórdias assinala «Dia do Património»
Lisboa, 30 set 2022 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) comemora hoje o dia do património, que também está integrado no ciclo de conferências sobre os desafios do setor social, a partir das 10h00, na igreja da Misericórdia de Viana do Castelo.
A UMP informa que o este dia tem o objetivo de “motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais”, e é organizado pelo seu Gabinete do Património Cultural, após dois anos de interrupção devido à pandemia Covid-19.
A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias reúne académicos, especialistas, técnicos e responsáveis de património das instituições para discussão e reflexão.
Segundo o programa, o debate vai refletir sobre temas como o património da Santa Casa anfitriã, a Misericórdia de Viana do Castelo, os azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes, a pintura de Cornelis de Beer, e está previsto a apresentação do futuro ‘Espaço de Memória’.
Os participantes vão também centrar o olhar no património de quatro Misericórdias do norte de Portugal – Barcelos, Chaves, Ponte da Barca e Vila Nova de Gaia, e nas “boas práticas e desafios na gestão do património”, antes do lançamento do projeto ‘Viver Património’ no distrito de Viana do Castelo.
O ‘Dia do Património das Misericórdias’ está integrado no ciclo de conferências da UMP, sobre os desafios do setor e temas estruturais para a sua “atividade e identidade, que está a decorrer na sede da organização em Lisboa.
A União das Misericórdias Portuguesas é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum; enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais.
CB
Portugal: União das Misericórdias debate desafios do setor social