Portugal: Sociedade de São Vicente de Paulo celebra 165 anos «de serviço»

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

Lisboa, 25 out 2024 (Ecclesia) – A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) vai celebrar 165 anos de serviço em Portugal, este domingo, dia 27 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, na Arquidiocese de Évora.

“Ao longo destes 165 anos, a SSVP foi-se adaptando às realidades sociais de cada época e continua, nos dias de hoje, a ser o reflexo do amor de Cristo na vida das comunidades paroquiais pelo trabalho incansável dos vicentinos, bons samaritanos ao serviço da caridade que, de forma silenciosa e discreta, continuam a dar vida ao carisma de São Vicente de Paulo e a ser uma luz de esperança para muitas pessoas”, destaca a sociedade, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

As Conferências Vicentinas que, “apoiaram aproximadamente 50.000 pessoas” no ano passado, estão em 19 das 21 dioceses católicas de Portugal, contam com 6350 vicentinos, aos quais se juntam 3745 subscritores e colaboradores, segundo dados estatísticos de 2023.

A Sociedade de São Vicente de Paulo celebra 165 anos de serviço em Portugal, este domingo, dia 27 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, o programa começa com a Eucaristia, às 11h00, e, após o almoço, realizam a assembleia comemorativa de aniversário, no Seminário Menor de São José.

A primeira Conferência Vicentina foi criada a 31 de outubro de 1859, na igreja de São Luís, em Lisboa, e, destaca a SSVP, “centenas de Conferências foram fundadas e espalharam-se pelas dioceses do País”.

A Sociedade de São Vicente de Paulo explica que, durante “mais de um século e meio de existência” em Portugal, envolveu e continua a envolver leigos comprometidos que, “em espírito de humildade e fraternidade, dedicam-se a apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, no combate à pobreza ao lado dos que vivem nas periferias da sociedade”.

As Conferências Vicentinas pretendem “promover a dignidade humana e contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário”, e, a partir do lema ‘Amar, Servir, Evangelizar’, os Vicentinos proporcionam “apoio alimentar, auxílio no pagamento de despesas com a habitação, a saúde e a educação, combate à solidão e apoio à inclusão dos migrantes e refugiados”.

Em Portugal, após a criação da primeira Conferência Vicentina, foi fundado o Conselho Nacional, que resultou da fusão dos Conselhos Superiores Masculino e Feminino Portugueses, em 1976.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, que tem como estruturas-base as Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos apoia-se nos princípios da justiça, da solidariedade e da caridade, foi fundada em 1833, em Paris (França), por Frederico Ozanam, que foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, em 1997.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR