Portugal: Secretário-geral do Sínodo dos Bispos é o orador principal das jornadas de atualização do clero do sul
Faro, 04 nov 2022 (Ecclesia) – O secretário-geral do Sínodo dos Bispos é o orador principal das Jornadas de Atualização do Clero das três dioceses do sul de Portugal, que se voltam a realizar de forma presencial, de 16 a 19 de janeiro de 2023.
‘Igreja Sinodal, uma Igreja atenta aos Sinais dos Tempos’ é o tema das jornadas de formação que vão reunir os bispos, padres e diáconos das Dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, em Albufeira, num encontro organizado pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, informa o jornal ‘Folha de Domingo’.
O cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos (Santa Sé), é o orador principal e vai apresentar três conferências: ‘Sinodalidade e Comunhão. Desafio à Igreja, num Mundo complexo
e fragmentado’, a 16 de janeiro; e no dia seguinte ‘Sinodalidade e Participação. Escutar a Voz de Deus e as vozes do Mundo’ e ‘Sinodalidade e Missão. A Igreja existe para evangelizar’.
A jornada de atualização do clero das dioceses do sul para além do Sínodo dos Bispos também vai refletir sobre os jovens, e a organização convidou o padre Rossano Sala para apresentar duas conferências, na tarde de 17 de janeiro: ‘Jovens evangelizadores dos Jovens. O repto da JMJ 2023’ e ‘Os Jovens e a Igreja. Que Igreja queremos/devemos ser?’.
O padre Rossano Sala, sacerdote Salesiano, é professor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e foi o secretário Especial da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ (2018) e é consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.
Para o terceiro dia de formação (18 janeiro) foram convidados quatro oradores: Irmã Luísa Almendra, diretora da Cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta ‘Reflexões dos sábios de Israel sobre a juventude’; o cónego Mário de Sousa, professor de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora, reflete sobre ‘Sinodalidade e unidade no Novo Testamento’; o padre Carlos Carneiro, sacerdote jesuíta, apresenta ‘Pastoral Juvenil e Pastoral Vocacional: caminhos paralelos ou comunhão pastoral?’; e o padre Vicente Hernandez, diretor espiritual do Seminário Maior de Évora, vai ‘Sonhar a Pastoral das Vocações num clima Sinodal’.
Os bispos, padres e diáconos das Dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, vão ter no último de jornadas de atualização a apresentação de ‘Desafios do universo juvenil à Igreja em Portugal’, pelo cónego Eduardo Duque, sacerdote da Arquidiocese de Braga e professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais no Centro Regional de Braga da UCP, lê-se no jornal ‘Folha do Domingo’.
CB