Portugal: Médicos Católicos refletem sobre inteligência artificial em encontro nacional
Lisboa, 18 out 2024 (Ecclesia) – A Associação dos Médicos Católicos Portugueses vai realizar o seu encontro nacional, com o tema ‘De Hipócrates ao Chat GPT – O que muda e que perdura’, no dia 30 de novembro, no Hospital da CUF Descobertas, em Lisboa.
A AMCP, que tem por finalidade congregar os profissionais da medicina católicos, informa que o seu encontro nacional é uma iniciativa “aberta à participação de todos os interessados”, do programa que termina com a Eucaristia, na capela do hospital, às 18h00, consta a entrega do Prémio Dignitas Personae, uma hora antes.
A associação informa também que tem uma campanha especial para os estudantes universitários, para os “primeiros 30 estudantes universitários”, preferencialmente das áreas da saúde, “têm inscrição gratuita”, uma oferta da Fundação AJB – A Junção do Bem.
O encontro nacional 2024 da Associação dos Médicos Católicos Portugueses tem como tema ‘De Hipócrates ao Chat GPT – O que muda e que perdura’, e na sessão de boas-vindas (09h30), Teresa Souto Moura vai falar sobre ‘Juramento de Hipócrates – É suposto mudar?’ e Sofia Reymão sobre ‘a imagem da inteligência humana’.
Henrique Leitão, um dos maiores especialistas em História da Ciência em Portugal e Prémio Pessoa, apresenta ‘a inteligência artificial e a inteligência humana que a inventa’, seguindo-se a mesa de abertura ‘E se Hipócrates falasse?’, com o padre Miguel Cabral, Margarida Neto, Pedro Bastos e o Padre Miguel Costa.
O padre Afonso Seixas, jesuíta português, investigador na área do Direito e inteligência artificial, reflete sobre ‘o problema do consentimento informado na era da IA’: “Ai Sr. Dr, então o robot pode matar-me?”.
Da parte da tarde, do dia 30 de novembro, segundo o programa, os participantes vão refletir sobre ‘o que muda e o que perdura na relação médico-doente? – saúde relacional (Rui Marques); importância da relação em cuidados paliativos (Ana Carlota Bragança); a criança com doença crónica. a família e a equipa de saúde (Inês Dias da Silva) – ‘o que muda e o que perdura na educação médica?’ – para quem ensina (António Medina de Almeida) e para quem aprende (Maria da Graça Tovar) – e ‘o que muda e o que perdura nos 50 anos da acção médica?’, com a equipa da Acção Médica.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai participar no encerramento do encontro ao proceder à entrega do Prémio Dignitas Personae ao médico infeciologista, professor catedrático e investigador António Sarmento, às 17h00.
As inscrições para o encontro nacional 2024 da AMCP decorreram até dia 22 de novembro, a iniciativa realiza-se no dia 30 de novembro, um sábado, no auditório do Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa; a organização informa que vão ter serviço de babysitting.
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses, de âmbito nacional, é uma associação sem fins lucrativos, que foi fundada em 1915, no Porto, procura “meios de fomentar no seu interior um ambiente de solidariedade humana e fraternidade cristã”, projetando-se para o meio social em que se situa.
CB
Notícia atualizada às 16h01 de 28/11