
Portugal: Irmãos de São João de Deus partilham «testemunhos de longevidade» com outras ordens religiosas
Lisboa, 11 nov 2022 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus está a celebrar 450 anos da sua fundação e promove hoje um encontro outras ordens religiosas, para partilhar “esta experiência de envelhecimento e sabedoria”, no Telhal.
“Estar em família significa reunirmo-nos daqueles que estão mais perto de nós, ou que partilham algum dos nossos traços mais importantes”, disse o presidente da Fundação de São João de Deus, Rui Ferreira Amaral, em entrevista à Agência ECCLESIA.
‘Senescit et Sapientia’ é o nome do encontro que se realiza no contexto dos 450 anos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, no Museu São João de Deus – Psiquiatria e História, na Casa de Saúde do Telhal, entre as 14h00 e as 18h00, desta sexta-feira.
“Estes 450 anos demonstram um longo percurso que permite aprender muito sobre a hospitalidade. É um momento de celebração do reconhecimento da Igreja como instituto religioso”, explicou a coordenadora do Museu São João de Deus – Psiquiatria e História, Carmina Montezuma.
Do programa consta um momento cultural, os ‘testemunhos de longevidade – memória e presente’, com ordens religiosas presentes em, como os três ramos masculinos dos Franciscanos, os Dominicanos, Agostinhos, a Ordem de São Bento, os Carmelitas, a Companhia de Jesus (Jesuítas), Ordem dos Cónegos Regrantes de Santa Cruz (Crúzios).
“A Ordem Hospitaleira de São João de Deus é a Ordem mais nova das que vão estar connosco e como qualquer irmão mais novo a ideia é ouvir, refletir e beber também da experiência que os mais velhos também nos trazem. Estas Ordens todos já ultrapassaram os 450 anos, alguns já caminham para o milénio, a ideia é mesmo refletir sobre esta experiência de envelhecimento e sabedoria”, desenvolveu Rui Ferreira Amaral.
A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus informa que este evento é gratuito, mas necessária inscrição, e vai ter a moderação do jornalista Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.
João de Deus (1495-1550), santo português, fundou esta ordem religiosa em Granada (Espanha).
PR/CB/OC