Portugal: Igreja Católica realiza Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia
Fátima, 21 mai 2024 (Ecclesia) – O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, vai realizar uma jornada nacional, no dia 9 de novembro, na Domus Carmeli (Carmelitas Descalços), em Fátima.
“A Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia será aberta a todos os que queiram participar, e pretende ser um espaço e um tempo formativo; prevê um tempo de grande assembleia com os conferencistas num diálogo que se espera de profundo debate e aprofundamento das questões refletidas durante as conferências”, informa o SNL, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia – secretariado da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) -, é coordenado por Isabel Maria Alçada Cardoso (Patriarcado de Lisboa), reuniu com os delegados diocesanos para partilhar “propostas e desafios” e escutá-los “nas suas preocupações e necessidades”.
“A formação nesta área foi um tema amplamente debatido pelos presentes como necessário e urgente a todos os intervenientes que estão envolvidos em projetos de novos complexos paroquiais ou monásticos ou de adequação litúrgica”, assinala, destacando a próxima iniciativa deste serviço, no dia 9 de novembro, a primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia.
Neste contexto, destacam a “necessidade de formação”, na área de Arquitetura e Artes para a Liturgia em Portugal, para “encomendadores (donos de obra), arquitetos, projetistas, artistas, comissões afins, párocos, liturgistas, etc”, e identificaram a “dificuldade de comunicação, considerando as diferentes linguagens e especificidades de cada uma das partes e dos diversos âmbitos profissionais”.
O SNL divulgou que vão ser conferencistas na Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia 2024 o professor Giuseppe Midili, padre carmelita (O. CARM), sobre a Arquitetura e Artes para a Liturgia, os arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes, que vão transmitir a “experiência da remodelação da Igreja de Cedofeita (Porto)”.
O Secretariado Nacional de Liturgia explica que este encontro decorrerá “durante todo o dia” de 9 de novembro, a partir das 09h00, e termina com a oração de vésperas, que começa às 17H30, prevê-se tempo de conferências formativas e de “uma grande assembleia com os conferencistas”, num diálogo que esperam de “profundo debate e aprofundamento das questões refletidas durante as exposições”.
A reunião, entre Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia e os delegados diocesanos – participaram oito dioceses -, realizou-se no dia 6 de maio, com a presidência do presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, e contou com a presença do diretor do Secretariado Nacional de Liturgia, o padre Pedro Lourenço Ferreira.
D. José Cordeiro agradeceu a resposta a um inquérito que foi enviado às dioceses católicas em Portugal e manifestou a “necessidade e urgência” de um espaço que possa ser de “reflexão e busca de sentido no construir e plasmar da liturgia, quer no que respeita à arquitetura, quer nas várias expressões artísticas”.
Do programa deste encontro destaca-se também a apresentação do Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia, “apontando os seus objetivos gerais e caminho a percorrer”, fizeram uma “análise preliminar” aos dados dos inquéritos e foi apresentada a proposta de uma página na internet, com “informação pertinente à arquitetura e artes para a liturgia”, no sítio online do SNL.
O Secretariado Nacional de Liturgia informa que criou o Serviço Arquitetura e Artes para a Liturgia para abordar esta temática específica, um grupo que nasce no “contexto da reforma litúrgica, cuja atividade brota do n. 124 da Constituição conciliar ‘Sacrosanctum Concilium’ que recomenda: “Na construção de edifícios sagrados, tenha-se grande preocupação de que sejam aptos para lá se realizarem as ações litúrgicas e permitam a participação ativa dos fiéis”.
CB
Notícia atualizada dia 31 de julho
Igreja: Arquitetura e arte estão ao serviço da celebração litúrgica – Papa Francisco