Portugal: EAPN promove Semana da Interculturalidade, com mais de 300 atividades

Foto: EAPN Portugal

Porto, 01 abr 2025 (Ecclesia) – A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza promove, de 1 a 13 de abril, a Semana da Interculturalidade, com mais de 300 atividades, de norte a sul do país, comemorando o diálogo e a diversidade intercultural.

“Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro”, afirmou Maria José Vicente, coordenadora nacional da EAPN Portugal, Maria José Vicente, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Promovida desde 2014, a EAPN Portugal refere que a iniciativa tem como objetivo “sensibilizar para a necessidade de uma sociedade intercultural e estimular o diálogo e a relação entre culturas por todo o país, com iniciativas para partilhar experiências e construir pontes entre culturas”.

A Semana da Interculturalidade conta com o apoio e parceria da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo e da OIM – Organização Internacional para as Migrações Portugal.

“A interculturalidade, cada vez mais presente na nossa sociedade, exige um conhecimento mais aprofundado das várias culturas e diversidades que integra”, explica a coordenadora nacional.

O chefe de Missão da OIM Portugal, Vasco Malta, considera que, “no contexto atual, marcado por migrações e mobilidade global, promover a interculturalidade é essencial para construir comunidades mais coesas, mais justas e inclusivas”.

Durante a Semana da Interculturalidade, a OIM e a EAPN Portugal “reforçam a importância de criar espaços de encontro, de entendimento, onde todos, independentemente da sua origem, possam contribuir e sentir-se parte integrante da sociedade”, refere.

A EAPN Portugal tem vindo a desenvolver várias iniciativas para “ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social” que, de acordo com Maria José Vicente, são atividades bastante diversificadas.

Com uma parceria alargada, estas fomentam uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local, explica a organização.

Em todos os distritos de Portugal, incluindo a Região Autónoma da Madeira, são várias as atividades desenvolvidas, que contam com 500 parceiros – desde entidades do setor social, municípios e instituições de ensino.

Mostras, workshops, exposições, palestras, oficinas, exibição de filmes e documentários são exemplos das iniciativas que vão marcar a Semana da Interculturalidade.

Uma das atividades transversais a todos os territórios é a “Infografia das Migrações: Factos & Números”, promovida pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, que vai permitir olhar para a população migrante que está no sistema de ensino, até ao ensino secundário, e dar a conhecer a sua caracterização e situação.

O documento é realizado com dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Com o objetivo de “quebrar e combater narrativas negativas em relação a estas pessoas”, a coordenadora nacional da EAPN Portugal salienta que todas as atividades da Semana da Interculturalidade tratam de temas como interculturalidade, migrações, comunidades ciganas e refugiados.

“Uma sociedade mais justa e igualitária começa com o compromisso de cada um de nós”, indica.

LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top