Portugal: Cartão Nacional de Voluntário vai ser lançado para «gestão e registo do trabalho voluntário» no país
Lisboa, 05 dez 2022 (Ecclesia) – O Cartão Nacional de Voluntário vai ser lançado esta segunda-feira, na Academia do Johnson, na Amadora, às 16h30, para “gestão e registo do trabalho voluntário em Portugal”.
“A criação pela ENTRAJUDA deste Cartão, nasce da necessidade de gestão e registo do trabalho voluntário em Portugal.”, informa o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A ENTRAJUDA, Apoio a Instituições de Solidariedade Social, “convidou a Imprensa Nacional-Casa da Moeda a desenvolver uma aplicação que permite disponibilizar o Cartão de Voluntário”, acessível através de um dispositivo, computador ou telemóvel, e associado a um “Portal do Voluntário”.
“Trata-se de uma aplicação user-friendly que vem ainda permitir a obtenção de estatísticas agregadas do Voluntariado em Portugal, que podem também ser segmentadas por área de intervenção (Solidariedade, Desporto, Cultura, Ambiente, Proteção de Animais, Direitos Humanos)”, pode ler-se.
A criação do Cartão de Voluntário contou com a associação de duas principais organizações promotoras de voluntariado em Portugal: a Confederação Portuguesa de Voluntariado, e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
O objetivo desta ferramenta é “beneficiar todas as entidades promotoras de voluntariado e todas as pessoas que dão o seu tempo por causas”.
Na apresentação do Cartão, que acontece esta segunda-feira, dia Internacional do Voluntariado, na Academia do Johnson, Rua das Mães de Água, n.º 31, na Amadora, pelas 16h30, e conta com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, vai ser prestada homenagem a João Semedo, mentor da Academia do Johnson, recentemente falecido.
Neste dia, 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado, implementado pela ONU em 1985, este ano em torno do tema “Solidariedade através do voluntariado”.
SN