Portugal: APEC convida escolas a assinalar Dia Mundial da Educação Católica
Fátima, 06 mai 2024 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) convida as escolas católicas a assinalar o Dia Mundial da Educação Católica, 9 de maio, com a leitura de uma oração no início da manhã, “um gesto simples, mas significativo”.
No 22ºaniversário da iniciativa, a APEC sublinha o pedido feito pelo Comité Europeu da Escola Católica e a Organização Internacional para a Educação Católica (OIEC), que sugere também que esta intenção seja considerada na missa do dia e que a divulgação seja feita nos respetivos sites e nas redes sociais.
“Também poderão participar no webinar promovido pela OIEC, unindo-nos, assim, em direto, a todo o mundo”, destaca a APEC.
Esta iniciativa online realiza-se entre as 14h e as 15h de Roma (menos uma hora em Lisboa), que promete ser uma oportunidade única para discutir desafios e inovações na educação católica.
O Dia Mundial da Educação Católica, que este ano tem o tema “Escola Católica – escola da paz”, comemora este ano o 22ºaniversário.
Esta foi uma ação lançada no Congresso da Organização Internacional para a Educação Católica, em 2002.
LJ
Oração pelas escolas católicas
Senhor Jesus, Hoje trazemos-te as nossas escolas católicas. Ajuda-nos a fazer delas lugares de descoberta de tudo aquilo que nos dás: a criação e a ciência, o bom e o belo, o bem e a verdade, o nome das coisas e o seu sentido. Ajuda-nos a fazer delas lugares de encontro: com os outros que descobrimos, com aqueles de quem somos amigos e até com os outros de quem não gostamos tanto. Ensina-nos a fazer delas lugares de um mundo melhor: com as palavras que dizemos, com as ações que fazemos. Mostra-nos como fazer delas lugares do cuidado: onde todos se sabem desejados, protegidos e amados. Leva-nos a fazer delas lugares de Ti: amando como Tu nos mostraste, aqui, para um dia vivermos no céu, conTigo e com todos, aí. Faz-nos fazer delas verdadeiras escolas católicas: de todos, para todos, com todos, em especial os que mais precisam. E que assim façamos, Jesus, sempre, na Igreja que nos deste, com a tua Mãe a quem nos confias, na comunhão do Pai e do Espírito Santo com quem és o nosso Deus, nossa esperança e nossa alegria. Amen |