Portugal/África: Leigos para o Desenvolvimento procuram jovens para «experiência missionária»
Lisboa, 14 out 2022 (Ecclesia) – Os Leigos para o Desenvolvimento (LD), organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) católica, vai realizar sessões de informação e esclarecimento sobre projetos e missões, neste mês ‘Outubro Missionário’, antes de dar início ao seu ciclo de formação 2022/2023.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização ligada à Companhia de Jesus (jesuítas) informa que estas sessões destinam-se a jovens, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos, que estão “interessados numa experiência missionária em África e em Portugal”, pelo período mínimo de um ano.
Com o lema ‘Faz a ≠ para um mundo mais =’, nas sessões de informação e esclarecimento, os Leigos para o Desenvolvimento vão apresentar a organização, as missões e projetos desenvolvidos em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.
A ONGD católica vai também apresentar o plano de formação que antecede a partida em missão, e o perfil do voluntário LD, existindo a “possibilidade de escutar testemunhos e experiências de voluntários”, já partiram em missão 450 voluntários.
Os Leigos para o Desenvolvimento vão realizar três sessões, durante este mês, sempre às 21h00, no dia 26 de outubro, em Lisboa, no CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira, e no Porto, no CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola, e dia 27, em Coimbra, no CUMN, o Centro Universitário Manuel da Nóbrega.
Os Leigos para o Desenvolvimento trabalham há mais de 35 anos “em prol do desenvolvimento integral e integrado” em países de expressão portuguesa, e conta, atualmente, com projetos em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe, e, no último ano, “beneficiaram dos seus projetos cerca de 20.000 pessoas”.
A Igreja Católica está a celebrar o mês ‘Outubro Missionário’, que tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.
CB