Porto: Obra «As confrarias e irmandades no direito particular português: história, direito e missão» é apresentada na Igreja dos Clérigos
Porto, 02 dez 2024 (Ecclesia) – Na Igreja dos Clérigos, Porto, vai decorrer, dia 11 deste mês, pelas 21h30, a apresentação da obra «As confrarias e irmandades no direito particular português: história, direito e missão» da autoria do padre Vítor Ramos.
Com a chancela da Editora d’Ideias, a obra com prefácio de D. Rino Fisichella, Pro-Prefeito do Dicastério da Evangelização, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A sessão de apresentação está a cargo de D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa, e do António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto.
Depois de fazer uma breve resenha histórica, começa por “traçar um olhar global sobre o fenómeno associativo que constitui as confrarias e irmandades, bem como foi enquadrado pelo direito canónico”.
Seguidamente, debruça-se sobre a realidade concreta das confrarias e irmandades em Portugal, apresentando o seu percurso histórico, para depois se centrar no período temporal alvo do seu estudo, entre 1926 e 2008.
Apresentam-se os momentos legislativos marcantes, bem como o seu contexto.
Por fim, uma análise sinótica dos vários elementos constitutivos das confrarias e irmandades, análise que ilustra a evolução do modo como o direito canónico foi olhando para cada um deles.
LFS