Porto: Junta Regional do CNE assinala 100 anos de história
Porto, 05 fev 2025 (Ecclesia) – A Junta Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas (CNE) assinala, hoje, os 100 anos de presença na diocese com a celebração de uma Eucaristia e o lançamento de um livro.
A Eucaristia vai ser celebrada na Sé do Porto, onde acontece também o lançamento do livro, às 19h30, sobre um século de história do escutismo na região.
De acordo com a informação divulgada pela Junta Regional do Porto do CNE, existem na diocese 9000 escuteiros, 122 agrupamentos e 7 núcleos.
O escutismo é um movimento mundial, fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.
O Corpo Nacional de Escutas foi fundado a 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com mais de 72 mil elementos, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos em 20 regiões.
PR