Porto: Exposição sobre o Beato Carlo Acutis está na Estação de metro dos Aliados

Porto, 07 jun 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Porto informa que a Exposição ‘Mostra-me’, dedicada à vida do beato Carlo Acutis, está patente na Estação de Metro dos Aliados e pode ser visitada até ao final deste mês, dia 30 de junho.

A Exposição ‘Mostra-me’ é uma iniciativa do grupo de 2023 da ‘FiCA’ – Formação e iniciação Cristã de Adultos, da Paróquia de Nossa Senhora da Areosa, que “ficaram impressionados ao conhecer a vida de Carlo Acutis”, divulga a Diocese do Porto.

“Empurrado pelo Espírito Santo, este grupo decidiu dar a conhecer o testemunho deste jovem inspirador que morreu com apenas 15 anos”, acrescenta.

A Exposição ‘Mostra-me’, sobre a vida do beato Carlo Acutis, adolescente que foi um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, está patente até ao dia 30 de junho, na Estação dos Aliados, do Metro do Porto, divulga a Diocese do Porto.

‘Pequenas histórias de jovens enormes’, é o que se pode encontrar no sítio online www.mostra-me.pt, e nas redes sociais, desta iniciativa de leigos católicos que partilham “os santos da porta ao lado”

No dia 23 de maio, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis (1991-2006), abrindo assim caminho à canonização do adolescente italiano.

Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”.

A sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de “santidade da porta ao lado”.

“Não caiu na armadilha. Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na verdade acabam por ser iguais aos outros, correndo atrás do que os poderosos lhes impõem através dos mecanismos de consumo e aturdimento”, escreveu Francisco, na exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

O Papa referiu aos jovens e a todo o povo de Deus que Carlo Acutis usou os meios digitais, “as novas técnicas de comunicação”, para “transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”, no documento que surgiu depois do Sínodo dos Bispos ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em outubro de 2018.

O futuro santo foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.

CB

 

Vaticano: Papa abre caminho à canonização de Carlo Acutis, que faleceu aos 15 anos

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR