Porto: Diocese celebra aniversário da eleição do Papa Francisco
Porto, 11 mar 2022 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai assinalar o nono aniversário a eleição do Papa Francisco com a celebração de uma Missa e canto do “Te Deum”.
O aniversário da eleição do Papa Francisco acontece no dia 13, mas a celebração que o assinala vai decorrer no dia 14, na Sé do Porto, a partir das 19h00, uma vez que no dia anterior decorre a tomada de posse do novo bispo da Diocese de Leiria-Fátima.
D. Manuel Linda, bispo do Porto, convida “os ministros ordenados e todo o povo de Deus” da diocese a participar na Missa e canto do “Te Deum” para agrecer o pontificado do Papa Francisco.
“Agradecemos a Deus este ‘dom’ que é o Papa Francisco e damos cumprimentos ao que ele pede continuamente: ‘Não se esqueçam de rezar por mim’”, afirmou.
O Papa foi eleito no dia 13 de março de 2013, assumindo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.
O Papa fez até hoje 35 viagens internacionais, nas quais visitou 53 países, incluindo Portugal.
Entre os principais documentos do atual pontificado estão as encíclicas ‘Fratelli Tutti’, sobre a fraternidade humana e a amizade social; ‘Laudato si’, dedicada a questões ecológicas; a ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI; as exortações apostólicas ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho); ‘Amoris Laetitia’ (A alegria do amor), após as duas assembleias sinodais sobre a família; “Gaudate et Exsultate”, sobre o chamamento à santidade no mundo atual); “Christus Vivit”, dedicado aos jovens, após o Sínodo de 2018; e “Querida Amazónia”, na sequência do Sínodo especial dedicado a esta região, em 2019.
PR