Porto: CNIS assinala aniversário com encontro sobre «Dirigentes das IPSS. Desafios, Direitos e Deveres»
Porto, 13 jan 2025 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) assinala o 44º aniversário com um encontro, dia 15 deste mês, sobre o tema «Dirigentes das IPSS. Desafios, Direitos e Deveres»
A iniciativa realiza-se entre as 09h30 e as 13h30 no auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O objetivo é juntar as associadas, “numa instância de reflexão comum e partilhada sobre o estado de saúde das IPSS e sobre os constrangimentos que ensombram a sua atividade e ameaçam o ânimo dos seus dirigentes”, como refere o padre Lino Maia numa nota divulgada pela CNIS junto das suas associadas.
“Escassos são os direitos; alargados, os deveres”, lamenta ainda o presidente da CNIS referindo-se ao tema título do encontro e acrescentando: “E o principal desafio é o de sempre: assegurar a sustentabilidade das IPSS que dirigem – que atribuem prestações públicas, mas sem o conforto do Orçamento de Estado para cobrir o défice”.
“A linguagem dos poderes públicos parece acompanhar as nossas preocupações, prometendo o reforço do Estado Social, garantindo atenção às condições de sustentabilidade às instituições de solidariedade, jurando sobre o Pacto de Cooperação e os seus critérios de equidade quanto às comparticipações da Segurança Social, assegurando previsibilidade e estabilidade de gestão pelos dirigentes das instituições, acenando com a futura aprovação de uma Lei de Financiamento do Sector Social”, escreve ainda o presidente da CNIS, rematando com um alerta: “Mas as boas intenções tardam na consistência prática; e os défices das contas de exploração não são anulados com promessas”.
O encontro do Dia da CNIS inicia-se, pelas 9h30, com a introdução por parte do moderador da sessão José Carlos Batalha, presidente da Mesa da Assembleia Geral da CNIS, seguindo-se a intervenção do padre Lino Maia, presidente da CNIS, sobre o tema «Dirigentes das IPSS. Desafios, Direitos e Deveres», ao que se seguirá um período de debate.
O encerramento do encontro está previsto por volta das 12h30 com a leitura das conclusões do encontro.
LFS