Porto: Ciclo de conferências «O amor à pobreza» ajuda a ler o «Calvário»
Porto, 15 mai 2023 (Ecclesia) – No auditório da Casa da Cultura de Paredes (Diocese do Porto) vai realizar-se, dia 27 deste mês, um ciclo de conferências intitulado «O amor à pobreza».
“Vamos procurar ler o «Calvário», passado e presente, como uma resposta concreta às múltiplas pobrezas do pretérito mais-que-perfeito e do presente do indicativo e fazer essa leitura através de várias lentes”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
A primeira conferência, às 10h00, tem como tema “Aquele que levanta do pó o débil (Sl 113,7a). Deus e o pobre no Salmo 113” por Luís Castro (Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto).
Joaquim Félix (Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Braga) vai abordar, pela 11h30, o tema “A liturgia segundo a pobreza. Da simplicidade que adensa o mistério”, realça o programa
“O amor à pobreza… que nos enriquece: intuições e desafios do dizer e fazer de Pai Américo” por Luis Leal (Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa – Porto); “Da fidelidade, da lealdade e da criatividade: uma proposta de leitura dos escritos do Padre Baptista” por Luís Carlos Amaral (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e “Fatores socioeconómicos da pobreza e sua persistência” por Américo Mendes (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto) são os restantes temas a debater.
“É urgente refletir e propor a quem nos rege o modo de ser «Calvário»”, finaliza.
LFS