
Porto: Bispo convoca vigília de oração pelo Papa (c/vídeo)
Porto, 27 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto convocou uma vigília de oração pelo Papa Francisco para este sábado, pelas 21h00, na Catedral diocesana.
“Há um nome que neste momento tem percorrido a comunicação social e até a dimensão interior de tantas pessoas: a saúde abalada do Papa Francisco. Tanta gente lhe deseja as suas melhoras. Nós desejamos essas mesmas melhoras e acrescentamos aquilo que nos é típico, a oração”, refere D. Manuel Linda, num vídeo divulgado online.
Os católicos do Porto são convidados a rezar o terço na Sé, para “pedir a Deus, por intermédio da Senhora, as melhoras do Papa Francisco”.
“Precisamos dele. Precisamos dele neste tempo jubilar e precisamos dele para que aquilo que ainda não foi feito, a nível da sinodalidade, agora possa ter a sua marca tão pessoal e tão importante para a nossa Igreja”, conclui o bispo do Porto.
O Papa está internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios, continuando com prognóstico reservado.
O quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
OC