
Portalegre: Seminarista Diogo Fernandes vai ser ordenado diácono em Castelo Branco

Portalegre, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O seminarista Diogo Fernandes da Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai ser ordenado diácono em ordem ao sacerdócio, dia 11 deste mês, às 16h00, na Sé de Castelo Branco.
Diogo Filipe Nunes Fernandes nasceu a 27 de dezembro de 1996 e foi batizado a 28 de setembro de 1997, sacramento celebrado na Igreja de São João Batista de Pedrógão Pequeno, Sertã, de onde é natural e recebeu o sacramento da Confirmação a 16 de junho de 2013, por D. Antonino Dias, na Igreja de São Pedro da Sertã, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na mesma altura em que frequentava o segundo ano do Curso Profissional de Informática de Gestão na ETP Sicó, Avelar, teve a oportunidade de fazer estágio ERASMUS+ em Berlim, Alemanha.
No final dos três meses de estágio, regressou a Portugal com algumas “provocações vocacionais que se tinham intensificado” e começou a ser acompanhado por alguns padres da diocese e, mais tarde e especificamente, pelo Pré Seminário diocesano.
Continuou a estudar, agora na ESTG de Leiria no curso Redes e Sistemas Informáticos.
Dois anos depois do curso entraria no Seminário de São José de Caparide (24 de setembro de 2017) onde realizou o tempo propedêutico.
Terminou o seu tempo de seminário a 27 de junho de 2024 e, a 26 de julho de 2024, por indicação de D. Antonino Dias, iniciou a 02 de setembro de 2024 a frequência do Curso de Direito Canónico no Instituto Superior de Direito Canónico (ISDC, UCP).
Desde 29 de setembro de 2024 que colabora e estagia pastoralmente nas Paróquias de Ponte de Sor e Longomel acompanhando o padre Alberto Jorge Tapadas.
LFS