Pastoral juvenil: «Missa Jovem» regressa à Sé Velha de Coimbra
Coimbra, 27 set 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra (SDJ) vai voltar a dinamizar a sua Missa Jovem, com o lema ‘Celebrar um Deus que nos chama a todos, todos, todos!’, este domingo, 29 de setembro, às 19h00, na Sé Velha.
“A celebração da Sé Velha, ao domingo às 19h00, quer ser um espaço para todos os jovens e estudantes do ensino superior, que queiram celebrar a sua fé; precisa de continuar a fazer o seu caminho para que se transforme numa comunidade”, disse o padre Nuno Santos, numa nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo SDJ de Coimbra.
A Missa Jovem vai ser presidida pelo padre Nuno Santos que explica que esta celebração “é para todos, mas tem o horizonte primeiro para os jovens entre os 15 e os 30 anos”.
O SDJ de Coimbra assinala o envolvimento dos jovens nesta celebração, ao atribuir aos coros e grupos de jovens da Diocese de Coimbra a animação da Eucaristia, este domingo, a animação é da responsabilidade do Grupo de Jovens C+.
Segundo um inquérito da Diocese de Coimbra chegaram à conclusão que a faixa etária com menos representação nas Eucaristias é dos 20 aos 29 anos, e com esta Missa Jovem esperam “que o regresso venha em força e que os jovens sintam vontade de participar na Missa onde são o público-alvo”, refere Joana Bidarra, responsável pelo departamento da Espiritualidade do SDJ.
Esta Eucaristia, explica o SDJ de Coimbra, teve início em 2023, envolta no espírito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e regressa, este domingo, com o lema “Celebrar um Deus que nos chama a todos, todos, todos!”.
Joana Bidarra, responsável pelo departamento da Espiritualidade do SDJ, fez um balanço “muito positivo” do primeiro ano de celebrações e partilha o desejo de que, ao “continuar a partilhar/divulgar as Eucaristias nas redes sociais, com os vários grupos de coros da Diocese, se possa chegar a cada vez mais jovens”.
CB