
Pastoral Juvenil: Juventude Mariana Vicentina realiza encontro nacional, em Fátima

Lisboa, 22 ago 2025 (Ecclesia) – A Juventude Mariana Vicentina (JMV) em Portugal, ligadas XPTO, realiza o seu 41.º encontro nacional, entre hoje e domingo, de 22 a 24 de agosto, na Casa da Medalha Milagrosa das Filhas da Caridade, em Fátima.
“Encontro onde testemunhamos a outros jovens o que é ser jovem mariano vicentino, vivendo uma vida em contracorrente e sendo membros ativos na sociedade, servindo Cristo e a sua Igreja, especialmente através do apoio aos mais pobres”, assinala a JMV, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O 41.º encontro nacional da Juventude Mariana Vicentina, entre hoje e domingo, de 22 a 24 de agosto, reúne os “jovens JMV de todo o país”, nesta edição são “cerca de 73 jovens marianos vicentinos”, os padres da Congregação da Missão e as Irmãs Filhas da Caridade.
Com o tema ‘Peregrinos da Esperança: Não temas, o Senhor está contigo!’, esta iniciativa nacional, que está a decorrer na Casa da Medalha Milagrosa das Filhas da Caridade, em Fátima, conta com momentos de formação, oração, partilha e testemunhos.
Segundo o programa, no 41.º encontro nacional JMV há dois momentos abertos “a toda a comunidade”, este sábado, dia 23, vão participar no programa oficial do Santuário de Fátima, mais concretamente no Rosário, o “1º Mistério do Terço é recitado pelos jovens marianos vicentinos, a partir das 21h30, na Capelinha das Aparições; e, no domingo (dia 24), a Eucaristia, às 11h30, na Casa da Medalha Milagrosa.
A Juventude Mariana Vicentina pertence “à grande Família Vicentina”, contam com o apoio da Congregação da Missão (os Padres Vicentinos), das Irmãs Filhas da Caridade, e dos membros da Sociedade São Vicente de Paulo; existe em Portugal desde 1984, existem 19 grupos ativos, e estão em 78 países dos cinco continentes.
De 28 de julho a 3 de agosto, cerca de 85 jovens da JMV Portugal “viveram intensamente o Jubileu dos Jovens” do Ano Santo 2025, em Roma, e, no início do mês de julho, de 5 a 13, o movimento realizou a sua ‘Missão Jovem‘ de verão, na Paróquia de São Paio, em Vizela.
Este movimento juvenil tem por objetivo “acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé”, até à maturidade cristã, e levá-los a viver comunitariamente “a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e São Vicente de Paulo”.
O comunicado explica que a JMV “é a mesma ‘Associação dos Filhos e Filhas de Maria’” que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré, religiosa Filha da Caridade, em 1830, em Paris; teve início nos colégios internos da congregação em Paris, e foi aprovada por Pio IX, em 1847, e posteriormente confirmada pela Santa Sé.
CB