Pastoral Juvenil: Diocese do Algarve realiza Convívio Fraterno

Faro, 09 fev 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve, através do Movimento dos Convívios Fraternos (MCF), vai realizar um encontro para jovens que “procura ser o primeiro apelo à fé”, de 13 a 16 de fevereiro, na casa de retiros, em Pêra (Silves).
O MCF da Diocese do Algarve informa que o encontro se destina “a jovens a partir dos 17 anos, independentemente de possuírem uma maior ou menor caminhada de fé”, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
Este Convívio Fraterno vai começar às 19h30 desta sexta-feira, realiza-se de 13 a 16 de fevereiro, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, em Pêra (Silves).
Segundo o Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese do Algarve o encerramento do retiro, no último dia, na próxima segunda—feira, tem lugar no complexo paroquial de São Pedro do Mar, em Quarteira, a partir das 21h00.
O Movimento dos Convívios Fraternos já tem mais de 40 anos de presença na Diocese do Algarve, celebrou quatro décadas em janeiro de 2024.

O primeiro Convívio Fraterno realizou-se de 17 a 19 de maio de 1968, em Castelo Branco, a partir da visão pastoral do padre Valente de Matos, que era capelão militar e pensou numa resposta para os militares, nas necessidades e anseios espirituais dos jovens, a encontrarem-se com Cristo e assumir a sua responsabilidade e vocação na Igreja; em 1971, começaram a realizar Convívios para os outros jovens, e, desde a década de 90, para casais.
A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos dos Convívios Fraternos no dia 1 de março de 2010.
Este movimento de pastoral juvenil está implementado em 20 das 21 dioceses católicas em Portugal, e está presente também em comunidades lusófonas, já se realizaram Convívios Fraternos em Paris (França), no Luxemburgo e na Suíça, em Angola e Moçambique, e no Brasil.
CB

