Pastoral Juvenil: Diocese de Portalegre-Castelo Branco celebra Jubileu dos Jovens

Portalegre, 14 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai celebrar o Dia da Juventude, que é também o Jubileu diocesano dos Jovens, com o tema ‘Ecos de Esperança’, no dia 22 de novembro, a partir das 09h00, em Portalegre.
“Esta proposta surge do coração dos jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco que querem cumprir com os seus sonhos: o jubileu dos jovens da nossa diocese”, explica o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações de Portalegre-Castelo Branco.
Com o tema geral ‘Ecos de Esperança’, o Dia da Juventude da Diocese de Portalegre-Castelo, “que este ano é também o Jubileu dos Jovens”, vai ser o “grande encontro de jovens”.
O SDP Juventude e Vocações convida à inscrição de adolescentes e jovens, dos 13 aos 27 anos de idade, até este sábado, dia 15 de novembro, através de um formulário online; quem tem menos de 18 anos e quer participar tem de “falar com o pároco/catequista”.
O encontro diocesano de jovens ‘Ecos de Esperança’, vai realizar-se em Portalegre, no dia 22 de novembro, a partir das 09h00, e termina com a celebração da Eucaristia que vai começar às 15h30.
“Continuamos a caminhar unidos na Esperança e desejamos que o novo ano seja cheio de boas surpresas. Estamos a pensar no grande encontro de jovens (o Dia da Juventude) que este ano é também o jubileu dos jovens e será em Portalegre. Estamos a pensar em tudo com muito entusiasmo e estamos a contar contigo”, assinalou o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações de Portalegre Castelo Branco, na sua página na rede social Facebook.
![]() O Dia diocesano da Juventude vai celebrado já com um novo bispo na Diocese de Portalegre Castelo Branco, D. Pedro Fernandes, que é ordenado este domingo, dia 16, pelas 15h00, na Sé de Portalegre. “Os jovens de Portalegre-Castelo Branco, do seu novo bispo, podem esperar proximidade e disponibilidade; os jovens, parece-me, são absolutamente determinantes, não é só porque são o futuro, mas é porque são o presente e porque eles são a sinalização fundamental do nosso modo apropriado de estarmos num mundo contemporâneo”, disse o bispo eleito D. Pedro Fernandes, em entrevista à Agência ECCLESIA. |
«Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), é o tema da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que este ano é celebrada a nível diocesano, na solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro).
O Papa Leão XIV na sua primeira mensagem para uma Jornada Mundial da Juventude apelou ao compromisso dos jovens, do voluntariado à “caridade política”, para construir “novas condições de vida para todos”.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes, incluindo a de Lisboa, em 2023; a próxima edição, em 2027, realiza-se na Coreia do Sul, em Seul, de 3 a 8 de agosto.
CB
Vaticano: «Não sigais aqueles que usam as palavras da fé para dividir!», pede o Papa aos jovens


