
Pastoral da Saúde: Médicos Católicos celebram padroeiro em vários núcleos diocesanos
Lisboa, 16 out 2025 (Ecclesia) – A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) celebra, a 18 de outubro, o Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, com um conjunto de iniciativas que terão lugar em vários núcleos diocesanos.
Com a organização destes encontros, as direções diocesanas sublinham a importância da fé, da amizade e do serviço na vida profissional e espiritual dos médicos.
Em Lisboa, o núcleo diocesano da AMCP promove um encontro que começa com a celebração da missa na Igreja do Campo Grande, às 19h00, presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa, e concelebrada pelo padre Hugo Gonçalves, assistente espiritual da AMCP-Lisboa e depois segue-se o jantar, no hotel Roma, às 20h30, e a entrevista de vida ao professor Gentil Martins pelo médico João Paulo Malta, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Em Beja, as celebrações têm lugar no Centro Paroquial e Social do Salvador, com início às 17h30, com a saudação de D. Fernando Paiva, bispo de Beja.
O programa inclui duas intervenções temáticas: “Compaixão e Medicina”, pela médica Joana Filipa de Matos, e “A importância de pertencer à Associação de Médicos Católicos”, pelo médico Edmundo Sá, presidente do núcleo AMCP de Beja.
A Eucaristia, presidida por D. Fernando Paiva, é celebrada às 19h00, e a tarde encerra com um jantar de confraternização às 20h00.
O Núcleo Diocesano da Guarda também se associa à celebração, mantendo a tradição dos anos anteriores.
A eucaristia é celebrada na Igreja de São Vicente às 19h00, presidida por D. José Miguel Pereira, bispo da Guarda, coadjuvado pelo assistente espiritual da AMCP-Guarda, o padre Joaquim Bastos, e pelo capelão da ULS da Guarda, o padre João Carrola.
O encontro prosseguirá com um jantar convívio num restaurante próximo.
Para a presidente da Direção Nacional da AMCP, Margarida Neto, estas celebrações “são uma expressão viva do compromisso dos médicos católicos em colocar a ciência e a técnica ao serviço da pessoa humana, com compaixão e esperança”.
A responsável sublinha ainda que “a festa de São Lucas é também uma oportunidade de fortalecer laços entre colegas e de reafirmar o valor da presença cristã na medicina e na sociedade”.
LFS